Formação profissional em Fonoaudiologia: o relato de experiência de uma estudante do Programa de Educação pelo Trabalho - PetSaúde - Saúde Mental

Autores

  • Maria Cecilia Bonini Trenche PUC-SP
  • Raissa Bouman Oliveira PUC-SP
  • Maria Cristina Vicentim PUC-SP
  • Altair Cadrobbi Pupo PUC, São Paulo - SP

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Fonoaudiologia, Saúde Mental, Currículo. Setor Público.

Resumo

Este trabalho analisa a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho- PetSaúde do Ministério da Saúde do Brasil,  para a formação profissional do fonoaudiólogo no campo da Saúde Mental. O programa visa o aperfeiçoamento e especialização em serviço de profissionais da saúde e a iniciação de graduandos  no trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um relato de experiência, que traz o  percurso formativo de uma estudante do curso de Fonoaudiologia nesse programa, realizado por meio de narrativa, recorrendo a anotações, relatórios e material bibliográfico secundário sobre a Política Nacional de Saúde Mental e a formação do Fonoaudiólogo. A narrativa propiciou a reflexão sobre essa vivência, que envolveu investigação e intervenção em equipe multiprofissional com foco interdisciplinar,  pautada na lógica da clínica ampliada e no uso de suas ferramentas (genograma, ecomapas, itinerários). Além disso, essa experiência propiciou a iniciação da estudante na Política Nacional de Saúde Mental, preparando-a para a atuação em serviços que constituem a rede de atenção integral à saúde mental e para a reflexão crítica sobre os modelos assistenciais presentes nesse campo.

Downloads

Metrics

PDF views
1,552
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026264
|

Biografia do Autor

Maria Cecilia Bonini Trenche, PUC-SP

Fonoaudióloga, Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , PUC-SP,  SP, Brasil.

Raissa Bouman Oliveira, PUC-SP

Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia na PUC-SP, estudante da Residência Multiprofissional  em Saúde da Família da PUC-SP

Maria Cristina Vicentim, PUC-SP

Psicóloga, Professora Assistente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da PUC-SP.

Altair Cadrobbi Pupo, PUC, São Paulo - SP

Fonoaudióloga, Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Trenche, M. C. B., Oliveira, R. B., Vicentim, M. C., & Pupo, A. C. (2015). Formação profissional em Fonoaudiologia: o relato de experiência de uma estudante do Programa de Educação pelo Trabalho - PetSaúde - Saúde Mental. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22793

Edição

Seção

Comunicações