Formação profissional em Fonoaudiologia: o relato de experiência de uma estudante do Programa de Educação pelo Trabalho - PetSaúde - Saúde Mental
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Fonoaudiologia, Saúde Mental, Currículo. Setor Público.Resumo
Este trabalho analisa a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho- PetSaúde do Ministério da Saúde do Brasil, para a formação profissional do fonoaudiólogo no campo da Saúde Mental. O programa visa o aperfeiçoamento e especialização em serviço de profissionais da saúde e a iniciação de graduandos no trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um relato de experiência, que traz o percurso formativo de uma estudante do curso de Fonoaudiologia nesse programa, realizado por meio de narrativa, recorrendo a anotações, relatórios e material bibliográfico secundário sobre a Política Nacional de Saúde Mental e a formação do Fonoaudiólogo. A narrativa propiciou a reflexão sobre essa vivência, que envolveu investigação e intervenção em equipe multiprofissional com foco interdisciplinar, pautada na lógica da clínica ampliada e no uso de suas ferramentas (genograma, ecomapas, itinerários). Além disso, essa experiência propiciou a iniciação da estudante na Política Nacional de Saúde Mental, preparando-a para a atuação em serviços que constituem a rede de atenção integral à saúde mental e para a reflexão crítica sobre os modelos assistenciais presentes nesse campo.Downloads
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Publicado
2015-09-04
Como Citar
Trenche, M. C. B., Oliveira, R. B., Vicentim, M. C., & Pupo, A. C. (2015). Formação profissional em Fonoaudiologia: o relato de experiência de uma estudante do Programa de Educação pelo Trabalho - PetSaúde - Saúde Mental. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22793
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Copyright (c) 2015 Maria Cecilia Bonini Trenche, Raissa Bouman Oliveira, Maria Cristina Vicentim, Altair Cadrobbi Pupo
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