Conteúdos didáticos nas intervenções de saúde vocal do professor: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p128-139Palavras-chave:
Voz, Promoção da Saúde, DocentesResumo
OBJETIVO: Fazer uma revisão integrativa dos conteúdos didáticos abordados nas intervenções preventivas coletivas dentro da área de saúde vocal do professor. MÉTODO: Para a realização do estudo, os autores seguiram os critérios sugeridos pela Cochrane Handbook. O passo inicial foi a formulação de uma pergunta, seguida da localização e seleção criteriosa dos artigos. Em seguida, ocorreu a avaliação crítica de cada estudo, finalizando com a análise, interpretação e apresentação dos achados encontrados. No portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foram consultadas as plataformas/bases de dados Bireme, Pubmed, SciELO, Cochrane, Scopus e Web Of Science, com a utilização dos descritores “voz e professor” e “voz e educador”, em inglês, português e espanhol. REVISÃO DE LITERATURA: A primeira busca eletrônica contabilizou 530 trabalhos científicos, dos quais 20 foram eleitos por se tratar de práticas coletivas preventivas voltadas à saúde vocal do professor, as quais descreviam os conteúdos didáticos aplicados. CONCLUSÃO: A análise dos estudos demonstrou que existe grande variabilidade na metodologia e nos conteúdos didáticos abordados. Nos conteúdos teóricos, quase a totalidade das intervenções aborda o tema da higiene vocal. Nos conteúdos práticos, os temas aplicados foram heterogêneos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Milena Carla de Siqueira Aoki, Franciele Savaris Soria, Regina Helena Senff Gomes, Barbara Matylde Madalozzo Martins, Rosane Sampaio Santos, Alcione Ghedini Brasolotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.