Conteúdos didáticos nas intervenções de saúde vocal do professor: uma revisão integrativa

Autores

  • Milena Carla de Siqueira Aoki Universidade Tuiuti do Paraná
  • Franciele Savaris Soria Universidade Tuiuti do Paraná
  • Regina Helena Senff Gomes Universidade Tuiuti do Paraná
  • Barbara Matylde Madalozzo Martins Universidade Tuiuti do Paraná
  • Rosane Sampaio Santos Universidade Tuiuti do Paraná
  • Alcione Ghedini Brasolotto Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p128-139

Palavras-chave:

Voz, Promoção da Saúde, Docentes

Resumo

OBJETIVO: Fazer uma revisão integrativa dos conteúdos didáticos abordados nas intervenções preventivas coletivas dentro da área de saúde vocal do professor. MÉTODO: Para a realização do estudo, os autores seguiram os critérios sugeridos pela Cochrane Handbook. O passo inicial foi a formulação de uma pergunta, seguida da localização e seleção criteriosa dos artigos. Em seguida, ocorreu a avaliação crítica de cada estudo, finalizando com a análise, interpretação e apresentação dos achados encontrados. No portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foram consultadas as plataformas/bases de dados Bireme, Pubmed, SciELO, Cochrane, Scopus e Web Of Science, com a utilização dos descritores “voz e professor” e “voz e educador”, em inglês, português e espanhol. REVISÃO DE LITERATURA: A primeira busca eletrônica contabilizou 530 trabalhos científicos, dos quais 20 foram eleitos por se tratar de práticas coletivas preventivas voltadas à saúde vocal do professor, as quais descreviam os conteúdos didáticos aplicados. CONCLUSÃO: A análise dos estudos demonstrou que existe grande variabilidade na metodologia e nos conteúdos didáticos abordados. Nos conteúdos teóricos, quase a totalidade das intervenções aborda o tema da higiene vocal. Nos conteúdos práticos, os temas aplicados foram heterogêneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Aoki, M. C. de S., Soria, F. S., Gomes, R. H. S., Martins, B. M. M., Santos, R. S., & Brasolotto, A. G. (2018). Conteúdos didáticos nas intervenções de saúde vocal do professor: uma revisão integrativa. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 128–139. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p128-139

Edição

Seção

Artigos