Prática educomunicativa na formação em motricidade orofacial: relato de experiência

Autores

  • Gabriela Ribeiro César Universidade do Porto Porto, Portugal
  • Patrícia Conceição Santos Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Antônio Garcia Filho Lagarto, Sergipe, Brasil
  • Juliana Araujo Pena Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Antônio Garcia Filho Lagarto, Sergipe, Brasil
  • Claudemir Edson Viana Universidade de São Paulo
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0002-9439-9352

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-454-463

Palavras-chave:

Educação Superior, Fonoaudiologia, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: relatar um projeto educomunicativo na formação em motricidade orofacial de estudantes de Fonoaudiologia. Método: Participaram dez discentes e uma docente para a elaboração de uma Mostra Fotográfica para retratar a realidade e o cotidiano em Motricidade Orofacial, apresentada em uma Semana Acadêmico-Cultural Universitária. Resultados: Os envolvidos participaram desde o planejamento até a avaliação da Mostra, ampliando o olhar sobre o tema e o uso da fotografia enquanto prática educomunicativa. Conclusão: A possibilidade de o estudante olhar para um objeto/evento, apropriar-se dele transformando o seu significado transcende o “conteúdo” temático acadêmico, pois permite que a reflexão criativa seja a mola propulsora para a mudança de futuros profissionais em Saúde, mais preocupados com a dimensão humana de seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Ribeiro César, Universidade do Porto Porto, Portugal

Formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Mestranda em Artes e Técnicas de Impressão, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Patrícia Conceição Santos, Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Antônio Garcia Filho Lagarto, Sergipe, Brasil

Fonoaudióloga clínica graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Juliana Araujo Pena, Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Antônio Garcia Filho Lagarto, Sergipe, Brasil

fonoaudióloga clínica graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Claudemir Edson Viana, Universidade de São Paulo

Docente do Curso de Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP), coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação - NCE-USP

Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Fonoaudiologia

Campus Prof. Antônio Garcia Filho

Universidade Federal de Sergipe

Lagarto, Sergipe, Brasil

Publicado

2018-09-24

Como Citar

César, G. R., Santos, P. C., Pena, J. A., Viana, C. E., & César, C. P. H. A. R. (2018). Prática educomunicativa na formação em motricidade orofacial: relato de experiência. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 454–463. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-454-463

Edição

Seção

Artigos