Percepção dos profissionais de saúde sobre a inserção do fonoaudiólogo na Atenção Primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e60153

Palavras-chave:

Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: A atuação dos fonoaudiólogos na saúde coletiva tem evoluído, entretanto, ainda há poucos profissionais inseridos na Atenção Primária, sendo então necessário conhecer melhor sobre suas potencialidades e desafios, já que assume relevância para a saúde integral dos indivíduos. Objetivo: Verificar o conhecimento que funcionários de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma que conta com o fonoaudiólogo residente e outra que não, têm sobre a fonoaudiologia e como lidam com as demandas da área. Método: O estudo é quantitativo-qualitativo, de corte transversal. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online semiestruturado a respeito dos conhecimentos sobre a atuação do fonoaudiólogo, aplicado a profissionais de duas UBS numa metrópole paulistana. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Resultados: Há falta de conhecimento dos funcionários das duas unidades sobre a fonoaudiologia e sua importância na Atenção Primária. Da UBS que conta com o fonoaudiólogo, apenas um participante afirmou ter alguma experiência de trabalho com o profissional. Todos afirmam que a inserção do fonoaudiólogo nas equipes de saúde é relevante e que existem vantagens para o atendimento dos pacientes e para agregar aos conhecimentos dos profissionais da equipe. Conclusão: A falta de conhecimento da atuação do fonoaudiólogo pode ser um dos fatores que dificultam a inserção do profissional nas equipes de saúde. O desconhecimento das necessidades fonoaudiológicas dos usuários e dos fluxos da rede de saúde impactam diretamente no acesso do usuário ao sistema de saúde.

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Biografia do Autor

Irani Rodrigues Maldonade, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) e graduada em Linguística (bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Ambos os trabalhos foram desenvolvidos na área de Aquisição da Linguagem sob o prisma do interacionismo. Participou como professora PRODOC/CAPES (2006/2008) junto ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Fez pós-doutorado no Departamento de Linguística do IEL/Unicamp, desenvolvendo projeto de pesquisa que tematizava não só o erro, mas também a autocorreção na fala da criança, na sua relação com a língua/linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia - especialmente em clínica de linguagem e saúde coletiva e na área de Linguística - principalmente em Aquisição da Linguagem (oral e escrita). É docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM/UNICAMP atuante na graduação do curso de Fonoaudiologia, na Residência Multiprofissional e na Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP.

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Maschio, E. ., & Maldonade, I. R. (2023). Percepção dos profissionais de saúde sobre a inserção do fonoaudiólogo na Atenção Primária. Distúrbios Da Comunicação, 35(2), e60153. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e60153

Edição

Seção

Artigos