Promoção da saúde e contribuições da fonoaudiologia no desenvolvimento psicomotor e linguístico na infância: relato de experiência

Autores

  • Flávia Rodrigues dos Santos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.
  • Eduarda Marconato Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.
  • Tatiane Sbrugnara Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.
  • Keylla Geovanna Laureano Tolentino Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.
  • Mariane Letícia Luiz Aguiar Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.
  • Edinalva Neves Nascimento Docente Supervisora do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária da Universidade Estadual Paulista (contrato temporário)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p446-453

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Promoção da Saúde, Colaboração Intersetorial, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

Introdução: As atuais políticas públicas de saúde e de educação possibilitam a atuação intersetorial do fonoaudiólogo na promoção da saúde infantil. Objetivo: Descrever uma experiência de promoção da saúde para o desenvolvimento psicomotor e linguístico na infância. Método: A experiência foi realizada em uma escola pública de educação infantil do interior paulista. Foram planejadas, elaboradas e realizadas cinco atividades promotoras do desenvolvimento infantil pelas acadêmicas do terceiro ano do Curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. As atividades foram desenvolvidas em parceria com os professores da referida escola, de forma integrada e colaborativa, em que participaram 60 crianças de dois a quatro anos de idade. Resultados: Nas atividades, as crianças foram capazes de reconhecer objetos, experienciar sensações, desenvolver inteligência prática e esquema corporal e aprimorar a coordenação motora. Além disso, foi proporcionado às crianças oportunidades para o desenvolvimento linguístico. Conclusão: A experiência descrita reforça a importância da promoção da saúde e da intersetorialidade, previstas pelas políticas atuais, além de contribuir para a formação acadêmica dos futuros profissionais fonoaudiólogos.

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Biografia do Autor

Flávia Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.

Departamento de Fonoaudiologia.

Eduarda Marconato, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.

Departamento de Fonoaudiologia.

Tatiane Sbrugnara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.

Departamento de Fonoaudiologia.

Keylla Geovanna Laureano Tolentino, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.

Departamento de Fonoaudiologia.

Mariane Letícia Luiz Aguiar, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília – SP.

Departamento de Fonoaudiologia.

Edinalva Neves Nascimento, Docente Supervisora do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária da Universidade Estadual Paulista (contrato temporário)

Secretaria da Saúde de Marília

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Santos, F. R. dos, Marconato, E., Sbrugnara, T., Tolentino, K. G. L., Aguiar, M. L. L., & Nascimento, E. N. (2019). Promoção da saúde e contribuições da fonoaudiologia no desenvolvimento psicomotor e linguístico na infância: relato de experiência. Distúrbios Da Comunicação, 31(3), 446–453. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p446-453

Edição

Seção

Artigos