Intervenções Assistidas por Animais na expressão psíquica de Deficientes Intelectuais Adultos (IAA e Deficiência intelectual)

Autores

  • Raisa Schenkman Uliana PUC-SP
  • Maria Claudia Cunha PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p114-123

Palavras-chave:

Terapia Assistida por Animais, Deficiência Intelectual, Testes Psicológicos

Resumo

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa problematiza a interação entre sujeitos adultos com Deficiência Intelectual e cães, sob a perspectiva das Intervenções Assistidas por Animais (IAA). OBJETIVO: Descrever os efeitos da IAA na expressão verbal e não verbal de conteúdos psíquicos em sujeitos adultos com deficiência intelectual. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa. Participaram 04 sujeitos do sexo feminino, idades entre 39 a 63 anos, com deficiência intelectual. Cão co-terapeuta: Amin, da raça Golden Retriever, 7 anos, selecionado de acordo com critérios de protocolos internacionais, conduzido pela pesquisadora. Foram realizadas 07 sessões de IAA, em grupo, com duração de 35 minutos cada, no decorrer de 03 meses. Foram aplicados os testes HTP e Wartegg realizados pré e pós sessões de IAA, cujos resultados foram analisados comparativamente intra sujeito. RESULTADOS: Na população estudada verificou-se em todos os sujeitos a expansão da personalidade e a redução da ansiedade pós IAA, além do aumento de verbalização e o cão como forte instrumento motivador. CONCLUSÃO: Os resultados desta pesquisa indicam a ocorrência de modificações psíquicas, verbais e não verbais, em diferentes graus, nos sujeitos com DI estudados.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raisa Schenkman Uliana, PUC-SP

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2013) e mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2018).  

Maria Claudia Cunha, PUC-SP

Graduada em Fonoaudiologia, mestre em Distúrbios da Comunicação e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP.   

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Uliana, R. S., & Cunha, M. C. (2020). Intervenções Assistidas por Animais na expressão psíquica de Deficientes Intelectuais Adultos (IAA e Deficiência intelectual). Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 114–123. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p114-123

Edição

Seção

Artigos