Práticas Integrativas e Complementares na Fonoaudiologia: revisão integrativa da literatura

Isadora Buffon Costa, Janaína Medeiros de Souza, Gisele Cristina Manfrini Fernandes, Ivonete Schülter Buss Heidemann, Aline Arakawa-Belaunde

Resumo


Objetivo: Investigar na literatura científica as publicações relacionadas à temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) associadas à Fonoaudiologia, por intermédio de uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada em seis bases de dados, nos quais se fez uma leitura e análise crítica dos estudos publicados entre 2014 e 2019, utilizando-se a combinação dos descritores “Terapias Complementares’’, “Medicina Integrativa’’, “Saúde Holística’’, “Fonoaudiologia’’, “Audiologia’’, “Sistema Estomatognático’’, “Transtornos da Deglutição’’, “Linguagem’’ e “Voz’’, nos idiomas português, espanhol e inglês. Critérios de seleção: artigos compreendidos no período de 2014 a 2019, cuja coleta de dados fora realizada por dois pesquisadores independentes, ao analisar descritores, títulos, resumos e posteriormente artigos na íntegra. Resultados: Elegeu-se 14 publicações para compor esta revisão, divididas nas categorias: idade, local, principais patologias, PICS mais utilizadas, tipos de estudo e ano de publicação. Observou-se predomínio de estudos de intervenção, realizados em hospitais, com ênfase na população adulta e idosa, sendo a acupuntura a PIC mais utilizada em pacientes disfágicos e afásicos pós Acidente Vascular Encefálico. Conclusão: As PICS são aplicadas na reabilitação de pacientes com alterações neurológicas, miofuncionais e auditivas. Os ganhos ponderados não abrangem apenas a funcionalidade, como também, a qualidade de vida dos pacientes submetidos às terapias alternativas.


Palavras-chave


Terapias Complementares; Fonoaudiologia; Medicina Integrativa; Saúde Pública; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p68-80

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.