Teleconsultas em voz
relato de experiência de uma extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e67027Palavras-chave:
Voz, Fonoaudiologia, Educação, Telessaúde, DisfoniaResumo
Introdução: a telefonoaudiologia está inserida no campo de atuação do profissional fonoaudiólogo e regulamentada na resolução CFFa nº. 580/2020. Na área de voz observa-se resultados positivos nos parâmetros vocais após a intervenção por teleconsulta. Há uma deficiência na formação fonoaudiológica quanto a teleconsultas e isso ficou evidenciando com a pandemia da COVID-19 em que foi necessário realizar essa modalidade de atendimento com profissionais que não haviam tido experiencia teórica e/ou prática. Objetivo: relatar a experiência na criação e desenvolvimento de uma ação de extensão universitária sobre teleconsultas em voz a indivíduos com queixa vocal. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em um projeto de extensão em que discentes e docentes estruturaram, elaboraram e aplicaram um passo a passo para realização de teleconsultas para atender casos de disfonia comportamental com o PIRV (Programa Integral de Reabilitação Vocal). Resultados: o projeto de teleconsulta promoveu a vivência de uma nova prática na Fonoaudiologia aos discentes, além de noções de organização de ambulatório, protocolos a serem seguidos, fluxo de atendimentos, devolutivas, encaminhamentos e regras do atendimento virtual. Doze indivíduos disfônicos foram contemplados com o projeto de teleconsultas Conclusão: a atividade remota vivenciada trouxe ganhos positivos para os discentes visando uma nova prática de atendimento, com instruções e capacitações baseadas na ética e no cuidado ao paciente e do ponto de vista assistencial com melhora na qualidade vocal e na autoavaliação vocal dos pacientes atendidos via teleconsulta.
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