Modelo conceitual
educação em saúde para jovens
Palavras-chave:
Design centrado no usuário, Educação em saúde, Ciência, tecnologia e sociedadeResumo
A preparação dos jovens para o futuro é um desafio para a sociedade, especialmente para as escolas. O desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de trabalho em equipe é fundamental na formação de indivíduos, preparando-os adequadamente para os desafios da vida pessoal, social e profissional. Nesse contexto, a formação de jovens disseminadores de conhecimento assume uma importância significativa, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na sociedade. A promoção dessas competências não apenas enriquece a trajetória individual dos jovens, mas também fortalece o tecido social, favorecendo um ambiente mais colaborativo e informado. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar um modelo conceitual para capacitação de jovens líderes aplicado à educação em saúde em escolas. A metodologia englobou as etapas: Revisão Integrativa sobre Educação em Saúde para adolescentes em escolas, Revisão Narrativa com o tema Projeto Jovem Doutor e Análise Vivencial, a partir do evento Hackathon da Saúde, Tecnologia e Comunicação Os dados coletados foram estruturados a partir da ferramenta 5W2H, e o modelo conceitual foi desenvolvido baseado nas etapas do Design Thinking e Design Centrado no Ser Humano. Constituído pelas fases de Pesquisa, Organização e Execução, o modelo conceitual contemplou as etapas necessárias para o desenvolvimento de projetos de educação em saúde para jovens em escolas. Destaca-se que é possível sua adaptação de acordo com a necessidade dos organizadores e da comunidade para qual se está projetando.
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