Checklist para identificação de crianças de risco para alterações de linguagem oral: nova proposta

Autores

  • Ana Carulina Spinardi Panes Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil.
  • Camila de Castro Corrêa Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB-UNESP, Botucatu, SP, Brasil
  • Luciana Paula Maximino Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-278-287

Palavras-chave:

Fatores de Risco. Linguagem Infantil. Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem. Lista de Checagem.

Resumo

INTRODUÇÃO: Um método de avaliação rápida e eficaz do desenvolvimento da linguagem oral é a utilização de checklists. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi desenvolver um instrumento (checklist) para identificação precoce de crianças com risco para desenvolver alterações de linguagem oral ou que já apresentam sinais dessas alterações. MÉTODOS: O processo para a elaboração do checklist foi dividido nas seguintes etapas: etapa 1 - análise (preparação de uma versão prévia para ser analisada por fonoaudiólogos juízes), etapa 2 - revisão (adequação do checklist), etapa 3 - avaliação por usuários e juízes e etapa 4 - finalização. RESULTADOS: O checklist desenvolvido neste estudo foi denominado “Checklist para Identificação de Crianças com Risco ou Indícios Clínicos para Alteração de Linguagem- CICRICAL”. O instrumento foi dividido em duas partes: a primeira contemplou os aspectos relacionados à presença de fatores de risco e a segunda os principais marcos do desenvolvimento linguístico. Na etapa 1, oito juízes analisaram a versão prévia do checklist e a maioria considerou que o instrumento possuía informações claras e conteúdo adequado ao objetivo pretendido. A partir da análise das respostas, o checklist foi reformulado (etapa 2), tendo sido inserido um Manual de Aplicação e algumas informações adicionais. A versão reformulada foi avaliada pelos mesmos fonoaudiólogos que analisaram a versão preliminar e também por profissionais da saúde e educação (etapas 3 e 4). CONCLUSÃO: O “Checklist para Identificação de Crianças com Risco ou Indícios Clínicos para Alteração de Linguagem - CICRICAL” desenvolvido foi considerado um instrumento pertinente, abrangente, claro e relevante.

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Biografia do Autor

Ana Carulina Spinardi Panes, Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil.

Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru

Camila de Castro Corrêa, Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB-UNESP, Botucatu, SP, Brasil

Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Luciana Paula Maximino, Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil.

Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Panes, A. C. S., Corrêa, C. de C., & Maximino, L. P. (2018). Checklist para identificação de crianças de risco para alterações de linguagem oral: nova proposta. Distúrbios Da Comunicação, 30(2), 278–287. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-278-287

Edição

Seção

Artigos