Proporcionalidade: um olhar a partir da TAD<br>Proportionality: a look from ATD
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p514-528Palavras-chave:
TAD. Ecologia didática. Razões de ser. Proporcionalidade.Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar em textos acadêmicos as razões de ser e a ecologia didática da proporcionalidade. Trata-se aqui, de um recorte de uma pesquisa em andamento no âmbito do Curso de Doutorado. Tomamos como aporte teórico/metodológico elementos da TAD, relacionados a ecologia didática de um saber. Partimos do questionamento: como se dá a ecologia deste saber na literatura acadêmica? Os resultados preliminares apontaram que as razões de ser, deste saber encontra-se no desenvolvimento do raciocínio proporcional principalmente junto ao ensino dos saberes razão, proporção e função linear. A perspectiva didática mais apontada é a resolução de problemas em contextos variado fazendo articulação com o estudo dos números racionais. A proporcionalidade, no ecossistema Matemática da Educação Básica, habita principalmente as subáreas Álgebra, Geometria e Aritmética. E tem como nicho ecológico: razão, proporção, semelhança e função linear.
Metrics
Referências
BEN-CHAIM, D., ILANY, B. e KERET, Y. Atividades Investigativas Autênticas” para o
Ensino de Razão e Proporção na Formação de Professores de Matemática para os Níveis Elementar e Médio. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 31, 2008, p. 125 a 159.
BONGIOVANNI. V. As duas maiores contribuições de Eudoxo de Cnido “a teoria das proporções e o método da exaustão”. Revista Ibero-americana de Educação Matemática. 2005. Nº 02, p. 91 – 110.
BORTOLOTI, R. D. M; BARBOSA, J. C. Matemática para o ensino do conceito de proporcionalidade a partir de um estudo do conceito. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.1, pp. 269-293, 2018
CHAACHOUA, H. Le role de l’analyse des manuels dans la Theorie Antopologique du Didactique. 2014. . Arquivo digital.
CHEVALLARD, Y. Les processus de transposition didactique et leur theorisation. 1994. Arquivo eletrônico.
________________. Questions vives, savoirs moribonds: le problème curriculaire aujourd’hui: 1997. Arquivo eletrônico.
________________. La didactique, dites-vous? Education& didactique, 4.1, outubro de 2010, 139-146.
COMIN, E. Proportionnalité et fonction linéaire. Caracteres, causes et effets didactiques des évolutions et didactitiques des évollutions et des réforms dans la scolarité obligatoire. Thése presentée à l’Universite Bordeaux I. 2000.
COSTAS, M. DOS S. & ALLEVATO. N. S, G. O Conceito de Proporcionalidade através da Resolução de Problemas de Geometria: perspectivas didáticas de (futuros) professores de Matemática em formação inicial. www2.rc.unesp.br/gterp/sites/default/ files/artigos/ trab_completo_manoel.pdf. Acesso em 03.01.17
FONSECA, J. C. P. Variação-proporção: um novo formato para apresentação de dados. Revista Administração Empresarial, Out 1974, vol.14, no.5, p.74-79. ISSN 0034-7590. 2018. Arquivo digital.
IMENES, L. M. A Proporcionalidade sob o Ponto de Vista da Transposição Didática com Luiz Márcio Imenes pelas pesquisadoras Changkuo Rodrigues e Dayane Cristina Rocha Tinoco. Cadernos da Educação Básica, vol. 1, n. 3, janeiro 2017.
MELO, M. S. L. de. Um estudo sobre o ensino e aprendizagem do conceito de escala, no quarto ciclo do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2004.
POST, R. T; BEHR, J. M. E; LESH. R. A Proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
ORDOÑEZ. E. A. S. Razones, proporciones y proporcionalidade en una situacón de reparto: una mirada desde la Teoría Antropológica de lo Didáctico. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2013) 16 (1): 65-97.
SANTOS, M; MENEZES, M. B. A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS – v. 8, número temático – 2015.
SPINILLO, A. G. Papel de Intervenções Específicas na Compreensão da Criança sobre Proporção. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(3), pp. 475-487.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).