O ensino de álgebra e a filosofia de Wittgenstein: sobre regras e essência<br>The Teaching of Algebra and Wittgenstein's Philosophy: On Rules and Essence

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p29-49

Palavras-chave:

Álgebra, Linguagem, Ensino, Terapia de Wittgenstein.

Resumo

Este texto tem o objetivo de analisar alguns aspectos relacionados ao envolvimento da linguagem com a álgebra, possibilitados pela aproximação da terapia de Wittgenstein e, que conduzem a novas reflexões sobre o ensino desta disciplina. Assim, partimos do conceito de regras para compreendermos noções de aplicação, generalização e abstração, trazendo estas em uma discussão mais ampla sobre essência. Mostramos que a álgebra dever ser analisada levando em consideração seus conceitos específicos, tratando de forma particular sua linguagem e especificando nos contextos algébricos conceitos de outras áreas da matemática, e, assim, podemos percebê-la como autônoma e arbitrária, com relações internas de sentido.

This text aims to analyze some aspects related to the involvement of language with algebra, made possible by the approximation of Wittgenstein's therapy and which lead to new reflections on the teaching of this discipline. Thus, we start from the concept of rules to understand notions of application, generalization and abstraction, bringing these into a broader discussion of essence. We show that algebra should be analyzed taking into account its specific concepts, treating in a particular way its language and specifying in the algebraic contexts concepts of other areas of mathematics, And so we can perceive it as autonomous and arbitrary, with internal relations of meaning.

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Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2012), graduação em licenciatura plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professor pela SEDUC/PA de 2008 a 2015. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem matemática, Wittgenstein, filosofia da linguagem, educação do campo, formação docente, avaliação da aprendizagem, Cálculo Diferencial e Integral, geometria analítica e análise combinatória.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, UFPA

Possui Graduação (1985) e Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática. 

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Finalizada - Educação Algébrica