O cálculo e a escrita matemática na perspectiva da filosofia da linguagem: domínio de técnicas <br> The calculation and the mathematical writing from the perspective of philosophy of language: mastery of techniques
Palavras-chave:
cálculos de cabeça, escrita matemática, filosofia de WittgensteinResumo
Pautado na filosofia de Wittgenstein e alguns de seus comentadores, este texto tem o objetivo de discutir o cálculo e a escrita matemática em situações de ensino e aprendizagem. Em diferentes contextos os aprendizes devem mobilizar diferentes técnicas: no cotidiano, na feira, por exemplo, o aluno resolve "cálculos de cabeça" em suas relações comerciais; na escola o estudante deve aprender a fazer cálculos no papel e para isso a objetivar/formalizar os cálculos de cabeça por meio da escrita matemática e, assim, aprende uma nova habilidade. esse fato mostra que quando o discente tem sucesso com cálculos em seu cotidiano e não tem bom desempenho na escola, significa lhe faltam habilidades de trabalhar com a escrita matemática. Buscamos mostrar, ainda, que em ambas situações, tanto no cálculo de cabeça como no cálculo no papel, não se trata de um processo mental interno, uma vez que o aluno aplica regras de domínio público que são apreendidas.
Grounded on the philosophy of language of Wittgenstein and some of his commentators, this paper aims to discuss the calculation and the mathematical writting in situations of teaching and learning. In different contexts, learners must mobilize different techniques: in everyday life, on the market, for example, the student solves "calculations in his head" in their commercial relations; in school, students must learn to do calculations on paper and they learn to objectify/formalize the calculations using mathematical writing, learning, thus, a new skill. This fact shows that when the student has success with calculations in your everyday life and do not perform well in school, this means he lacks skills to work with mathematical writing. We seek to show also that in both situations, both in the calculation in the head as in the calculation on paper, it is not an internal mental process, once the student applies rules in the public domain that are learned.
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