Formação continuada de professores para o atendimento educacional bilíngue de alunos surdos
Palavras-chave:
surdez, educação continuada, linguagem.Resumo
Objetivo analisar sob o ponto de vista de professores acerca da implementação de um processo de formação continuada de professores para o atendimento educacional bilíngue – AEB. Métodos: A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal e de uma entrevista realizada com 15 professores que participaram do processo de formação. A pesquisa qualitativa fundamenta-se em uma abordagem sócio-histórica de linguagem. Resultados: Por intermédio da análise dos enunciados foram identificadas três categorias de análise: a) as expectativas que levaram os professores a participarem da formação continuada para o AEB de alunos surdos; b) Os modos como os professores perceberam e experenciaram a formação continuada para o AEB de alunos surdos; c) sugestões para a continuação da formação continuada. Conclusão: percebe-se que a formação continuada pautada em práticas dialógicas significativas, ancoradas numa perspectiva sócio-histórica da linguagem, pode se configurar como uma alternativa para que o professor possa tornar-se sujeito de sua própria prática e de sua formação.
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Copyright (c) 2016 Flávia Regina Valente da Silva, ana cristina Guarinello, Ana Paula Berberian, Daniel Vieira da Silva
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