Famílias ouvintes e filhos surdos
o papel da Libras na comunicação
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e63257Palavras-chave:
Línguas de Sinais, Família, Surdez, Comunicação, Relações mãe-filhoResumo
Introdução: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de natureza visuo-motora com um sistema linguístico e estrutura gramatical próprio e sua aquisição em tempo oportuno é importante para o desenvolvimento cognitivo e comunicativo da criança surda. As famílias ouvintes de crianças surdas devem se engajar no aprendizado dessa língua, uma vez que na ausência do conhecimento da Libras, podem apresentar dificuldades de comunicação e de relacionamento com seu filho surdo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi compreender o papel da Libras na comunicação de familiares ouvintes e seus filhos surdos atendidos em um centro de reabilitação. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de caráter qualitativo. Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado com 10 questões abertas a pais ouvintes de crianças surdas que participam de atendimentos em um centro de reabilitação. A análise dos dados foi realizada por meio do método análise de conteúdo. Resultados: Ao todo foram entrevistadas 10 mães de crianças surdas. As idades das mães variaram de 21 a 47 anos. Nove mães afirmaram usar a Libras em casa com seus filhos todos os dias e todas relataram usá-la em atividades cotidianas da criança. Todas as mães afirmaram que o uso da Libras trouxe benefícios para o relacionamento na díade mãe-filho. Conclusão: Os achados revelam um importante papel da Libras tanto na comunicação de familiares ouvintes e seus filhos surdos, como no cotidiano desses lares.
Downloads
Metrics
Referências
Brasil. Lei n.º 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. [Acesso em 2 mar 2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm.
Dionísio LF, Lima MC. Percepção dos pais de crianças com implante coclear usuárias da língua brasileira de sinais. Saúde (Santa Maria). 2017; 43(1):170-8. doi: https://doi.org/10.5902/2236583421715
Cruz RM. O processo de aquisição da linguagem na perspectiva dos pais de alunos surdos. Revista Virtual de Cultura Surda. 2014; 14(1):1-22.
Santos AM. Comunicação bilíngue entre alunos surdos e seus pais ouvintes [dissertação]. Porto (SP): ESE - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; 2017.
Yamashiro JA, Lacerda CB. Ser Irmão de uma Pessoa Surda: Relatos da Infância à Fase Adulta. Rev. bras. educ. espec. 2016; 22(3): 367-80. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300005.
Levy CC. A busca da identidade familiar de pais de crianças surdas. In: Filho OL, editor. Novo Tratado de Fonoaudiologia. 3ª ed. São Paulo: Editora Manole; 2013. p. 308-23.
Schemberg S, Guarinello AC, Massi G. O ponto de vista de pais e professores a respeito das interações linguísticas de crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. 2012; 18(1):17-32. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100003.
Stelling EP, Stelling LF, Torres EM, Castro HC. Pais Ouvintes e Filho Surdo Dificuldades de Comunicação e Necessidade de Orientação Familiar. Revista Espaço. 2014; 4(2):15-25.
Lopes MA, Leite LP. Concepções de surdez: a visão do surdo que se comunica em língua de sinais. Rev. bras. educ. espec. 2011; 17(2): 305-20.
Rovere NV, Lima MC, Silva IR. Communication between deaf people who had early diagnosis and late diagnosis and their peers. Distúrb. comun. 2018; 30(1): 90-102. doi: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p90-102.
Thomaz MM, Milbrath VM, Gabatz RIB, Freitag VL, Vaz JC. Interação entre a família e a criança/adolescente com deficiência auditiva. CoDAS. 2020; 32(6):1-6.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70 ed; 1977, p. 229.
Minayo MC. Técnicas de análise do material qualitativo. In: Minayo MC (Org). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010. p. 303-60.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Prevention of blindness and deafness. [Acesso em 10 nov 2022]. Disponível em: http://www.who.int/publications-detail/basic--ear-and-hearing-care-resource.
Negrelli ME, Marcon SS. Família e criança surda. Ciênc. cuid. saúde. 2006; 5(1): 98-107.
Teixeira G, Silva A, Lima M. Concepção sobre surdez na perspectiva de mães de crianças. Saúde (Santa Maria). 2015; 41(1): 93-104. doi: https://doi.org/10.5902/2236583412881.
Franco LH. Língua Brasileira de Sinais: uma ponte de amor entre pais ouvintes e filhos surdos [dissertação]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2015.
Brittos E, Silveira ZM. Os desafios na inclusão social dos surdos que dispõe da Língua Brasileira de Sinais - Libras em sua comunicação. Revista Saberes Pedagógicos. 2020; 4(3): 87-106. doi: https://doi.org/10.18616/rsp.v4i3.6201.
Ribeiro VL, Barbosa RLL, Martins SE. Pais ouvintes e filhos surdos: o lugar das famílias em propostas educacionais bilíngues. Educação (UFSM). 2019; 44:1-27. doi: https://doi.org/10.5902/1984644435150.
Oliveira RG, Simionaato MA, Negrelli ED, Marcon SS. A experiência de famílias no convívio com a criança surda. Acta sci. 2004; 26(1):183-91. doi: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1658.
Marquete VF, Teston EFF, Souza RR, Vieira VC, Fischer MM, Marcon SS. Care challenges for deaf people experienced by hearing family members: an exploratory study. Online braz. j. nurs. 2020; 18(3):1-12. doi: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20196212.
Sacks O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras; 1989.
Kelman CA, Silva DN, Amorim AC, Monteiro RM, Azevedo DC. Surdez e família: Facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue. Revista Linhas Críticas. 2011; 17(33): -65. doi: https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3737
Caporali SA, Lacerda CB, Marques PL. Ensino de língua de sinais a familiares de surdos: enfocando a aprendizagem. Pró-fono. 2005; 17(1): 89-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rayssa Monteiro Mantovani, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Janice Gonçalves Temoteo Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.