Famílias ouvintes e filhos surdos

o papel da Libras na comunicação

Autores

  • Rayssa Monteiro Mantovani Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Janice Gonçalves Temoteo Marques Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e63257

Palavras-chave:

Línguas de Sinais, Família, Surdez, Comunicação, Relações mãe-filho

Resumo

Introdução: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de natureza visuo-motora com um sistema linguístico e estrutura gramatical próprio e sua aquisição em tempo oportuno é importante para o desenvolvimento cognitivo e comunicativo da criança surda. As famílias ouvintes de crianças surdas devem se engajar no aprendizado dessa língua, uma vez que na ausência do conhecimento da Libras, podem apresentar dificuldades de comunicação e de relacionamento com seu filho surdo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi compreender o papel da Libras na comunicação de familiares ouvintes e seus filhos surdos atendidos em um centro de reabilitação. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de caráter qualitativo. Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado com 10 questões abertas a pais ouvintes de crianças surdas que participam de atendimentos em um centro de reabilitação. A análise dos dados foi realizada por meio do método análise de conteúdo. Resultados: Ao todo foram entrevistadas 10 mães de crianças surdas. As idades das mães variaram de 21 a 47 anos. Nove mães afirmaram usar a Libras em casa com seus filhos todos os dias e todas relataram usá-la em atividades cotidianas da criança. Todas as mães afirmaram que o uso da Libras trouxe benefícios para o relacionamento na díade mãe-filho. Conclusão: Os achados revelam um importante papel da Libras tanto na comunicação de familiares ouvintes e seus filhos surdos, como no cotidiano desses lares.

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Biografia do Autor

Rayssa Monteiro Mantovani, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fonoaudióloga escolar da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba. Atualmente, aluna da pós-graduação em Fonoaudiologia Neopediátrica da Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA). Áreas de interesse: Surdez, Linguagem e Audiologia.

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestrado em Special Education - University of Southern California (1984) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Docente da Universidade Estadual de Campinas. Membro da comissão de avaliadores de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais , INEP, Ministério da Educação, desde 2008. Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento e de Especialização da FCM/Unicamp, Programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com administração da Fundap, de 2010-2014. Membro do Comitê Gestor para o acompanhamento do Plano Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, Ministério da Saúde, desde 2011. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, 2015-2017. Atuação assistencial, no atendimento a crianças e adolescentes surdos e em triem auditiva neonatal no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof Dr Gabriel Porto/FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, fonoaudiologia, audição, aquisição de linguagem e crianças, triagem auditiva.

Janice Gonçalves Temoteo Marques, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Pós-Graduação Lato Sensu no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutorado em Psicologia Experimental da Linguagem, pela Universidade de São Paulo - USP. Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/ Libras e certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua de Sinais Brasileira - Libras, nível superior, pelo Ministério da Educação MEC/ INEP/UFSC. (PROLIBRAS). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP. Desde novembro de 2020 é membro do Comitê de Ética em Pesquisa de Unicamp. Autora laureada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias com o 1º lugar no Prêmio ABEU 2018: Melhor Livro de Ciências Humanas, com o livro Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos (3 vols. Edusp, 2017) Áreas de atuação: Língua de Sinais Brasileira - Libras, Educação de Surdos, Libras e Saúde, Lexicologia e Lexicografia das línguas de sinais. 

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Mantovani, R. M., Lima, M. C. M. P., & Marques, J. G. T. (2024). Famílias ouvintes e filhos surdos: o papel da Libras na comunicação. Distúrbios Da Comunicação, 36(1), e63257. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e63257

Edição

Seção

Artigos