Uso de sistema de transmissão sem fio e desempenho de estudantes com deficiência auditiva na perspectiva de professores
Palavras-chave:
Perda auditiva, Auxiliares de audição, Equipamentos de autoajuda, DocentesResumo
Objetivo: analisar a consistência de uso de sistema de transmissão sem fio ou de Frequência Modulada (FM) de alunos com deficiência auditiva relacionando-a a características demográficas e audiológicas e à percepção dos professores em relação ao desempenho dos alunos em sala de aula. Método: Participaram do estudo 69 crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos que receberam o sistema FM em um serviço de saúde auditiva no ano de 2015 e seus professores foram convidados a responder a um questionário de classificação do professor e o Instrumento de Identificação do Risco Educacional em Estudantes do Ensino Fundamental e Médio (SIFTER). Resultados: Foram analisadas 36 (92%) respostas dos professores em comparação aos dados de consistência de uso do FM, 13 sujeitos (37%) fizeram uso consistente, sendo que não houve diferença significativa entre os grupos quando comparados gênero, classe econômica, escolaridade da mãe, perda auditiva, escola regular/especial, tipo de escola e escolaridade da criança. A partir da análise das respostas dos professores, foi possível concluir que: 42% dos professores sabem as características da perda de audição do estudante. Não houve diferença significativa entre consistência de uso e desempenho escolar quando consideradas as três categorias da escala utilizada (aprovado, limite e fracasso), conforme as respostas dos professores na escala SIFTER. Conclusão: São necessárias ações na área da saúde e educação para que se tenha sucesso no uso do Sistema FM na escola, sendo que é essencial a participação da escola, do serviço de saúde e dos pais para a adesão ao tratamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2017-01-18
Como Citar
Esturaro, G. T., Novaes, B. C. de A. C., Deperon, T. M., Martinez, M. A. N., & Mendes, B. de C. A. (2017). Uso de sistema de transmissão sem fio e desempenho de estudantes com deficiência auditiva na perspectiva de professores. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/30818
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Giovana Targino Esturaro, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes, Tatiana Medeiros Deperon, Maria Angelina Nardi Martinez, Beatriz de Castro Andrade Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.