Uso de sistema de transmissão sem fio e desempenho de estudantes com deficiência auditiva na perspectiva de professores

Autores

  • Giovana Targino Esturaro PUC, São Paulo - SP
  • Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes PUC, São Paulo - SP
  • Tatiana Medeiros Deperon PUC, São Paulo - SP
  • Maria Angelina Nardi Martinez PUC, São Paulo - SP
  • Beatriz de Castro Andrade Mendes PUC, São Paulo - SP

Palavras-chave:

Perda auditiva, Auxiliares de audição, Equipamentos de autoajuda, Docentes

Resumo

Objetivo: analisar a consistência de uso de sistema de transmissão sem fio ou de Frequência Modulada (FM) de alunos com deficiência auditiva relacionando-a a características demográficas e audiológicas e à percepção dos professores em relação ao desempenho dos alunos em sala de aula. Método: Participaram do estudo 69 crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos que receberam o sistema FM em um serviço de saúde auditiva no ano de 2015 e seus professores foram convidados a responder a um questionário de classificação do professor e o Instrumento de Identificação do Risco Educacional em Estudantes do Ensino Fundamental e Médio (SIFTER). Resultados: Foram analisadas 36 (92%) respostas dos professores em comparação aos dados de consistência de uso do FM, 13 sujeitos (37%) fizeram uso consistente, sendo que não houve diferença significativa entre os grupos quando comparados gênero, classe econômica, escolaridade da mãe, perda auditiva, escola regular/especial, tipo de escola e escolaridade da criança. A partir da análise das respostas dos professores, foi possível concluir que: 42% dos professores sabem as características da perda de audição do estudante. Não houve diferença significativa entre consistência de uso e desempenho escolar quando consideradas as três categorias da escala utilizada (aprovado, limite e fracasso), conforme as respostas dos professores na escala SIFTER. Conclusão: São necessárias ações na área da saúde e educação para que se tenha sucesso no uso do Sistema FM na escola, sendo que é essencial a participação da escola, do serviço de saúde e dos pais para a adesão ao tratamento.

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Publicado

2017-01-18

Como Citar

Esturaro, G. T., Novaes, B. C. de A. C., Deperon, T. M., Martinez, M. A. N., & Mendes, B. de C. A. (2017). Uso de sistema de transmissão sem fio e desempenho de estudantes com deficiência auditiva na perspectiva de professores. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/30818

Edição

Seção

Artigos