Compreensão de leitura em profissionais surdos de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p726-735Palavras-chave:
Compreensão, Leitura, Linguagem, Surdez, Teste ClozeResumo
Introdução: A leitura é uma prática importante para a comunicação e compreensão do mundo à nossa volta. Pesquisas apontam que sujeitos surdos apresentam dificuldades significativas na compreensão de leitura. Objetivo: avaliar a compreensão de leitura em profissionais surdos de uma instituição de ensino superior. Método: Casuística: 14 sujeitos adultos surdos, alfabetizados, de ambos os gêneros, na faixa etária entre 20,6 e 42,7 anos. Procedimento: FASE 1: Aplicação do Teste Cloze a partir de um texto jornalístico com aproximadamente 200 palavras, 30 lacunas. FASE 2: Diante dos resultados obtidos, eles foram contatados para desempenhar nova tarefa linguística: leitura seguida de elaboração de resumo escrito do texto original. Seis sujeitos aceitaram participar dessa fase. Critérios de interpretação dos resultados: as respostas do teste Cloze foram categorizadas em: correta, possível, incorreta e em branco. Foi realizada análise descritiva dos dados. Os resumos foram analisados qualitativamente. Resultados: A maioria dos sujeitos obteve pontuação significativamente abaixo do total máximo no teste Cloze. Dos 6 participantes da fase 2, apenas um não apresentou no resumo as informações essenciais do texto. Conclusão: O desempenho em compreensão de leitura, desses sujeitos, é dificultado pelos aspectos formais do código linguístico (morfológicos e sintáticos) e favorecido pelos aspectos semânticos e pragmáticos mobilizados para realização de resumos escritos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Adriana Fachinelli Vieira, Tatiane Ichitani, Maria Claudia Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.