Compreensão de leitura em profissionais surdos de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Adriana Fachinelli Vieira PUC -SP
  • Tatiane Ichitani PUC -SP
  • Maria Claudia Cunha PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p726-735

Palavras-chave:

Compreensão, Leitura, Linguagem, Surdez, Teste Cloze

Resumo

Introdução: A leitura é uma prática importante para a comunicação e compreensão do mundo à nossa volta. Pesquisas apontam que sujeitos surdos apresentam dificuldades significativas na compreensão de leitura. Objetivo: avaliar a compreensão de leitura em profissionais surdos de uma instituição de ensino superior. Método: Casuística: 14 sujeitos adultos surdos, alfabetizados, de ambos os gêneros, na faixa etária entre 20,6 e 42,7 anos. Procedimento: FASE 1: Aplicação do Teste Cloze a partir de um texto jornalístico com aproximadamente 200 palavras, 30 lacunas. FASE 2: Diante dos resultados obtidos, eles foram contatados para desempenhar nova tarefa linguística: leitura seguida de elaboração de resumo escrito do texto original. Seis sujeitos aceitaram participar dessa fase. Critérios de interpretação dos resultados: as respostas do teste Cloze foram categorizadas em: correta, possível, incorreta e em branco. Foi realizada análise descritiva dos dados. Os resumos foram analisados qualitativamente. Resultados: A maioria dos sujeitos obteve pontuação significativamente abaixo do total máximo no teste Cloze. Dos 6 participantes da fase 2, apenas um não apresentou no resumo as informações essenciais do texto. Conclusão: O desempenho em compreensão de leitura, desses sujeitos, é dificultado pelos aspectos formais do código linguístico (morfológicos e sintáticos) e favorecido pelos aspectos semânticos e pragmáticos mobilizados para realização de resumos escritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Fachinelli Vieira, PUC -SP

Fonoaudiologia e Linguistica

Tatiane Ichitani, PUC -SP

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Doutoranda em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Maria Claudia Cunha, PUC-SP

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia PUCSP

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Vieira, A. F., Ichitani, T., & Cunha, M. C. (2018). Compreensão de leitura em profissionais surdos de uma instituição de ensino superior. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 726–735. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p726-735

Edição

Seção

Artigos