Atendimento em dupla como modalidade de intervenção interdisciplinar na clínica com crianças pequenas

Autores

  • Patricia Menezes Schmitt Universidade Federal de Santa Maria UFSM
  • Isabela de Moraes Fattore UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM
  • Bianca Fraga Halberstadt UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM
  • Tamires Dias dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM
  • Ana Paula Ramos de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p196-206

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Comunicação Interdisciplinar, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Introdução: Uma abordagem terapêutica na clínica com crianças pequenas, no âmbito da atuação interdisciplinar, permite pensar a intervenção de forma integral, assumindo uma intervenção centrada na família. Objetivo: Este estudo tem como objetivo discutir os benefícios e cuidados que os terapeutas precisam ter para a realização de atendimentos conjuntos, bem como manejar a participação dos pais em sessão. Método: Estudo de caso composto por duas meninas com idade de 3 anos e 6 meses e 4 anos e 9 meses atendidas por duplas de terapeutas em uma clínica escola. Realizada análise de cunho qualitativo por meio de observação em prontuário, relato de campo da experiência clínica, discussões após atendimento, supervisões e orientações. Resultados: Em ambos os casos apresentados, foi possível observar evoluções positivas, nos pacientes e na relação familiar, bem como identificar as cenas presentes durante o atendimento conjunto, que se apresentou como modalidade eficiente de intervenção a tempo. Conclusão: O atendimento conjunto mostrou-se efetivo, sendo um método facilitador na clínica, principalmente quando considerada a dupla criança-familiar, desde que haja uma boa sintonia entre ambos os terapeutas.

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Biografia do Autor

Patricia Menezes Schmitt, Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Programa de Pós graduação em Disturbios da Comunicação Humana/Terapia Ocupacional

Isabela de Moraes Fattore, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA/FONOAUDIOLOGIA

Bianca Fraga Halberstadt, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA/TERAPIA OCUPACIONAL

Tamires Dias dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA/PSICOLOGIA

Ana Paula Ramos de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA/FONOAUDIOLOGIA

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Schmitt, P. M., Fattore, I. de M., Halberstadt, B. F., Santos, T. D. dos, & Souza, A. P. R. de. (2019). Atendimento em dupla como modalidade de intervenção interdisciplinar na clínica com crianças pequenas. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 196–206. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p196-206

Edição

Seção

Artigos