Atendimento em dupla como modalidade de intervenção interdisciplinar na clínica com crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p196-206Palavras-chave:
Intervenção Precoce, Comunicação Interdisciplinar, Desenvolvimento InfantilResumo
Introdução: Uma abordagem terapêutica na clínica com crianças pequenas, no âmbito da atuação interdisciplinar, permite pensar a intervenção de forma integral, assumindo uma intervenção centrada na família. Objetivo: Este estudo tem como objetivo discutir os benefícios e cuidados que os terapeutas precisam ter para a realização de atendimentos conjuntos, bem como manejar a participação dos pais em sessão. Método: Estudo de caso composto por duas meninas com idade de 3 anos e 6 meses e 4 anos e 9 meses atendidas por duplas de terapeutas em uma clínica escola. Realizada análise de cunho qualitativo por meio de observação em prontuário, relato de campo da experiência clínica, discussões após atendimento, supervisões e orientações. Resultados: Em ambos os casos apresentados, foi possível observar evoluções positivas, nos pacientes e na relação familiar, bem como identificar as cenas presentes durante o atendimento conjunto, que se apresentou como modalidade eficiente de intervenção a tempo. Conclusão: O atendimento conjunto mostrou-se efetivo, sendo um método facilitador na clínica, principalmente quando considerada a dupla criança-familiar, desde que haja uma boa sintonia entre ambos os terapeutas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Patricia Menezes Schmitt, Isabela de Moraes Fattore, Bianca Fraga Halberstadt, Tamires Dias dos Santos, Ana Paula Ramos de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.