Atención Atención a las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinasa las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p667-678Palabras clave:
Fonoaudiologia, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Criança, Transtornos de Aprendizagem.Resumen
Introdução: As queixas escolares também emergem na atenção primária à saúde. Por isso, uma equipe multiprofissional da secretaria de saúde de um município do interior paulista elaborou um protocolo que rege o encaminhamento de crianças e adolescentes que necessitam de atendimento clínico nessa área. Objetivo: Analisar sob a ótica dos profissionais da atenção primária à saúde como as queixas escolares têm sido acolhidas, incluindo a aplicação do protocolo organizado especificamente para esses encaminhamentos. Método: Estudo qualitativo, para o qual foram selecionadas cinco unidades básicas de saúde do município. Em seguida, distribuídos dez questionários em cada unidade para os profissionais responderem. Esses questionários buscaram identificar a percepção dos profissionais em relação às queixas escolares acolhidas na unidade onde trabalham, além da aplicação do protocolo na rotina de trabalho. Resultados: 27 questionários foram respondidos. O protocolo é preenchido de forma multidisciplinar, pela equipe de saúde e pela escola, oferecendo a oportunidade da criança/adolescente ser avaliada em seus diferentes aspectos e ambientes. Entretanto, a maioria dos profissionais encaram as possíveis alterações no processo de aquisição da leitura e escrita, como de origem orgânica, que coincide com o protocolo, que abre espaço para a proposição de uma causa orgânica para o problema de aprendizagem. Conclusão: É necessária maior compreensão da relação saúde-educação que tem sido estabelecida na atenção primária, e como as queixas escolares têm sido compreendidas, já que neste estudo constatou-se a pouca valorização das relações familiares e sociais para o processo de aquisição da leitura e da escrita.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2018-12-12
Cómo citar
Sampaio, A. de P., Maldonade, I. R., & Bagarollo, M. F. (2018). Atención Atención a las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinasa las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinas. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 667–678. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p667-678
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2018 Alexandre de Paula Sampaio, Irani Rodrigues Maldonade, Maria Fernanda Bagarollo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.