Atención Atención a las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinasa las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinas

Autores/as

  • Alexandre de Paula Sampaio Universidade Estadual de Campinas
  • Irani Rodrigues Maldonade Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Fernanda Bagarollo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p667-678

Palabras clave:

Fonoaudiologia, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Criança, Transtornos de Aprendizagem.

Resumen

Introdução: As queixas escolares também emergem na atenção primária à saúde. Por isso, uma equipe multiprofissional da secretaria de saúde de um município do interior paulista elaborou um protocolo que rege o encaminhamento de crianças e adolescentes que necessitam de atendimento clínico nessa área. Objetivo: Analisar sob a ótica dos profissionais da atenção primária à saúde como as queixas escolares têm sido acolhidas, incluindo a aplicação do protocolo organizado especificamente para esses encaminhamentos. Método: Estudo qualitativo, para o qual foram selecionadas cinco unidades básicas de saúde do município. Em seguida, distribuídos dez questionários em cada unidade para os profissionais responderem. Esses questionários buscaram identificar a percepção dos profissionais em relação às queixas escolares acolhidas na unidade onde trabalham, além da aplicação do protocolo na rotina de trabalho. Resultados: 27 questionários foram respondidos. O protocolo é preenchido de forma multidisciplinar, pela equipe de saúde e pela escola, oferecendo a oportunidade da criança/adolescente ser avaliada em seus diferentes aspectos e ambientes. Entretanto, a maioria dos profissionais encaram as possíveis alterações no processo de aquisição da leitura e escrita, como de origem orgânica, que coincide com o protocolo, que abre espaço para a proposição de uma causa orgânica para o problema de aprendizagem. Conclusão: É necessária maior compreensão da relação saúde-educação que tem sido estabelecida na atenção primária, e como as queixas escolares têm sido compreendidas, já que neste estudo constatou-se a pouca valorização das relações familiares e sociais para o processo de aquisição da leitura e da escrita.

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Biografía del autor/a

Alexandre de Paula Sampaio, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudiólogo residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Irani Rodrigues Maldonade, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas 

Maria Fernanda Bagarollo, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas  

Publicado

2018-12-12

Cómo citar

Sampaio, A. de P., Maldonade, I. R., & Bagarollo, M. F. (2018). Atención Atención a las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinasa las quejas escolares en la visión de profesionales de la atención primaria de salud en el municipio de Campinas. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 667–678. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p667-678

Número

Sección

Artigos