Benefícios das Intervenções Assistidas por Animais para estudantes com alteração de linguagem verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p404-415

Palavras-chave:

Terapia Assistida com Animais, Desenvolvimento da Linguagem, Aprendizagem

Resumo

Introdução: As Intervenções Assistidas por Animais- IAA- com a mediação de cães compreendem atividades com fins terapêuticos e/ou educacionais, nas quais o cachorro é o principal mediador. Objetivo: Apresentar e analisar os resultados parciais das atividades desenvolvidas em um Projeto de Pesquisa e de Extensão, realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina- CA/UFSC, evidenciando os benefícios das IAA com a mediação de cães, no processo de desenvolvimento e aprendizagem, sobretudo da linguagem verbal (fala, leitura e escrita) para os estudantes participantes. Método: Seguiu-se a abordagem qualitativa da pesquisa e realizou-se a Análise de Conteúdo¹ dos registros em diário de campo das atividades desenvolvidas. Resultados: São apresentados os resultados de três ações realizadas no projeto durante o primeiro semestre de 2019. A análise dessas atividades demonstrou que foram favorecidas as habilidades relacionadas à linguagem verbal dos estudantes. Conclusão: Considera-se que no decorrer do projeto, os participantes das IAA com a mediação de cães vêm demonstrando melhora nas aprendizagens, bem como aperfeiçoamento nas habilidades de fala, leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Celeste Sánchez Weber, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Dayane Stephanie Potgurski, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Camilla Fernandes Diniz, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Orientação e Supervisão Escolar. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Atualmente, professora da rede estadual de Santa Catarina e da rede privada em Florianópolis.

Maria Beatriz Paludo Pizzolotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Luana Zimmer Sarzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação-Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. 


Renata Gomes Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação-Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão “ “Proposta de atividades mediadas por animais no Colégio de Aplicação, a partir da Cinoterapia”.


Referências

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Fidler MD. A educação mediada por animais como atividade desenvolvente no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência. [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; 2016.

Gee NR, Harris SL, Johnson KL. The Tole of therapy dogs in speed and accuracy to complete motor skills tasks for preschool children. Anthrozoös [Internet]. 2015 [acesso em 2020 set 8]; 20(4): 375-86. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/089279307X245509

Prothmann AC. Ettrich C, Prothmann S. Preference and responsiveness to people, dogs and objects in children with autism. Anthrozoös [Internet]. 2009 [acesso em 2020 set 8]; 22(2): 161-71. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/175303709X434185

Martins MF. Animais na escola. In: Dotti J. Terapia & Animais. Osasco: Noética; 2006.

Duque JAV. Actividades y terapia asistida por animales desde la mirada del Modelo de Ocupación Humana. Revista Chilena de Terapia Ocupacional [Internet]. 2011 [acesso em 2020 set 8]; 1(11): 29-36. Disponível em: https://revistaterapiaocupacional.uchile.cl/index.php/RTO/article/view/17080

Dotti J. Terapia e animais. São Paulo: Noética; 2005.

Garcia PM, Batomé PS. Da Domesticação à Terapia: o Uso de Animais para Fins Terapêuticos. Interação em Psicologia [Internet]. 2008 [acesso em 2020 set 8]; 12(1): 165-7. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/9676

Saussure F. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix; 2002.

Camargo RG, Potgurski DS, Sarzi LZ, Diniz CF, Weber FCS. Cinoterapia: práticas transdisciplinares em Educação e Fonoaudiologia. In: Monteiro SAS. A educação no Brasil e no mundo. 5. Ponta Grossa: Atena; 2020. P. 39-48.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas; 2010.

Silva, MJP. Percebendo o ser humano além da doença- o não verbal detectado pelo enfermeiro. Nursing (São Paulo) [Internet]. 2001 [acesso em 2020 set 8]; 4 (41): 14-20. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-11080

Costa PP, Mezzomo CL, Soares MK. Verificação da eficiência da abordagem terapêutica miofuncional em casos de desvio fonológico, fonético e fonético-fonológico. Rev. CEFAC [internet]. 2013 [acesso em 2020 set 8] 15(6): 1703-11. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcefac/v15n6/54-11.pdf

Caetano, EC. As Contribuições da TAA – Terapia Assistida por Animais a Psicologia. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Criciúma: Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC; 2010.

Lima CM, Nunes DM, Krug DM, Nobre M. Educação assistida por animais: estratégia promissora no âmbito escolar. Revista Brasileira de Educação e Saúde [Internet]. 2018 [acesso em 2020 set 7]; 8(1): 54-7. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946

Marton K. Imitation of body postures and hand movements in children with specific language impairment. Journal of Experimental Child Psychology [Internet]. 2009 [acesso em 2020 set 8]; (102): 1–13. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2584158/

Vukovic M, Vukovik I, Stojanovik V. Investigation of language and motor skills in Serbian speaking children with specific language impairment and in typically developing children. Research on developmental disabilities [Internet]. 2010 [acesso em 2020 set 8]; 31: 1633–44. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422210000995

Ferreira JM. A Cinoterapia na APAE/SG: um estudo orientado pela teoria bioecológica do desenvolvimento humano. Conhecimento & amp. Diversidade [Internet]. 2012 [acesso em 2020 set 8]; (7): 98–108. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/626

Squilasse AF, Squilasse JFT. Intervenções assistidas por animais: considerações gerais. Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária [Internet]. 2018 [acesso em 2020 set 8]; 16(2): 30-5. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37778

American Psychiatric Association - DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: 2014.

Spinillo AG, Martins RA. Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças. Psicologia Reflexão e Crítica [Internet]. 1997 [acesso em 2020 set 8]; 10(2): 219-48. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79721997000200004&script=sci_abstract&tlng=pt

Toomela A. Drawing as a verbally mediated activity: a study of relationships between verbal, motor, and visuospatial skills and drawing in children. International Journal of Behavioral Development [Internet]. 2002 [acesso em 2020 set 8]; 26: 134–247. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.122.3660&rep=rep1&type=pdf

Suk-chun F. Canine-assisted reading programs for children with special educational needs: rationale and recommendations for the use of dogs in assisting learning. Educational Review [Internet]. 2017 [acesso em 2020 set 8]; 69(4): 435-50. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00131911.2016.1228611?journalCode=cedr20

Petenucci AL. Efeitos da Educação Assistida por Animais na leitura em um grupo de estudantes do Ensino Fundamental. [dissertação]. Pontifícia São Paulo: Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; 2018.

Celani, G. Human Beings, Animals and Inanimate Objects: What do People with Autism Like? SAGE [Internet]. 2002 [acesso em 2020 set 8]; 6 (1): 93-102. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1362361302006001007

Berget B, Ekeberg O, Pedersen, Braastad B. Animal-Assisted therapy with farm animals for persons with psychiatric disorders: effects on anxiety and depression, a randomized controlled trial. Occupational Therapy in Mental Health [Internet]. 2011 [acesso em 2020 set 8]; 27(1): 50-64. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2323374/

Oliveira GR, Ichitani T, Cunha MC. Atividade Assistida por Animais: efeitos na comunicação e interação social em ambiente escolar. Distúrb Comun [Internet]. 2016 [acesso em 2020 set 7]; 28(4): 759-63. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/28017

Machado JAC, Rocha JR, Santos LM, Piccinin A. Terapia Assistida por Animais (TAA). Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária [Internet]. 2008 [acesso em 2020 set 8]; 5(10): 7. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/yBDakPBzygjagIw_2013-5-28-12-0-12.pdf

Pagliarin KC. Abordagem contrastiva na terapia fonológica em diferentes gravidades do desvio fonológico [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; 2009.

Potgurski DS, Sarzi LZ, Camargo, RG. Cinoterapia: práticas transdisciplinares para qualificação do atendimento em Educação Especial. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar [Internet]. 2019 [acesso em 2020 set 8]; 1: 11. Disponível em: https://proceedings.science/cintedes-2019/papers/cinoterapia--praticas-transdisciplinares-para-a-qualificacao-do-atendimento-em-educacao-especial

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Weber, F. C. S., Potgurski, D. S., Diniz, C. F., Pizzolotto, M. B. P., Sarzi, L. Z., & Camargo, R. G. (2021). Benefícios das Intervenções Assistidas por Animais para estudantes com alteração de linguagem verbal. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 404–415. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p404-415

Edição

Seção

Artigos