Aprendizagem de Estatística por meio de projetos no Ensino Médio da escola pública <br> Teaching statistics through projects at public high school

Autores

  • Mariana Ribeiro Busatta Barberino USP
  • Marcos Nascimento Magalhães USP

Palavras-chave:

Projeto, Letramento estatístico, Diálogo, Pesquisa.

Resumo

Resumo

Neste artigo trataremos do ensino de Estatística por meio de projetos, evidenciando a relevância da participação ativa e do diálogo no processo de ensino-aprendizagem. A proposta pedagógica foi criada com base no currículo para o 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais de São Paulo. Analisamos os avanços dos estudantes, no que refere ao letramento estatístico, ao longo do desenvolvimento de projetos estatísticos. Entendemos que o ato de pesquisar é primordial no processo de aprendizagem e, principalmente, na construção de indivíduos autônomos e críticos.

 

Abstract

In this article we will discuss statistical teaching through projects, highlighting the importance of active participation and dialogue in the teaching-learning process. A pedagogical proposal was created based on the curriculum for 3rd year students in high school state schools of São Paulo. We analyze students advance in respect to statistical literacy throughout the development of statistical projects. We believe students´ research is essential in the learning process and especially in the construction of autonomous and critical individuals.

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Biografia do Autor

Mariana Ribeiro Busatta Barberino, USP

Mestre: Instituto de Matemática e Estatística, IME - USP

Marcos Nascimento Magalhães, USP

Doutor: Instituto de Matemática e Estatística - IME - USP

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

BARBERINO, M. R. B.; MAGALHÃES, M. N. Aprendizagem de Estatística por meio de projetos no Ensino Médio da escola pública &lt;br&gt; Teaching statistics through projects at public high school. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31481. Acesso em: 22 dez. 2024.