Pesquisa narrativa nos trabalhos do GT 19 – educação matemática nas reuniões nacionais da ANPEd
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p092-116Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Narrativas, Educação matemática, ANPEdResumo
A pesquisa narrativa e com narrativas tem crescido na área de Educação Matemática, o que pode ser visto também nos trabalhos apresentados no GT 19 – Educação Matemática nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, ANPEd. Neste artigo, tem-se como questão de pesquisa: Quais perspectivas de pesquisa narrativa estão presentes nos trabalhos publicados nas reuniões do GT 19 – Educação Matemática da ANPEd? E como objetivo: mapear e analisar os trabalhos que abordam narrativas, publicados nas reuniões do GT 19 – Educação Matemática desde sua criação. Para tanto, realizou-se um levantamento nos anais das Reuniões Nacionais de 2000 a 2023 e encontraram-se 44 trabalhos que mencionam narrativas no texto. Emergiram dos dados quatro eixos de análise: pesquisa narrativa, dispositivos de pesquisa e de formação de professores, dispositivos de produção de dados e o termo “narrativa” em outros cenários de pesquisa. A análise dos dados mostrou um aumento dos trabalhos que têm utilizado essa abordagem de pesquisa nas últimas reuniões e revelou também a polissemia do termo “narrativa”. Os trabalhos apresentados indicam a potencialidade da pesquisa narrativa para o desenvolvimento profissional, valorizam a narrativa para a produção de dados, para a pesquisa e a formação. Também utilizam, em sua maioria, um referencial teórico comum que consideram a pesquisa narrativa uma abordagem teórico-metodológica que teoriza o vivido, ao primar pela experiência de si e do outro em todo o processo da investigação.
Referências
Bolívar, A., Domingo, J. & Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. La Muralla.
Bolívar, A. & Segovia, J. D. (2019). La investigación (auto) biográfica en educación. Octaedro S. L.
Clandinin, D. J. & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa narrativa: experiência e história na pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores (GPNEP) ILEEL/UFU. EDUFU.
Cunha, M. I. (1997). Conta-me agora! As narrativas como alternativas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, 23(1-2). http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010# 1aut
Dicio. Dicionário Online de Português. Narrativa. https://www.dicio.com.br/narrativa/
Nacarato, A. M. (2018). Narrar e produzir sentidos à experiência em contextos formativos. In E. C. Furlanetto, A. M. Nacarato, & T. V. Gonçalves (Orgs.). Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes (pp. 153-164). CRV.
Nacarato, A. M., Passos, C. L. B., & Silva, H. (2014). Narrativa na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, 28(49), 701-716.
Oliveira, V. F., Monteiro, F. M. A., & Nunes, C. M. F. (2023). Pesquisa narrativa e formação docente: uma homenagem a Cristine Josso e Inês Teixeira. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 15(33), 01-04.
Passos, C. L. B. (2018). Trajetória de uma professora que ensina matemática nos anos iniciais marcada em narrativas. In E. C. Furlanetto, A. M. Nacarato, & T. V. Gonçalves (Orgs.). Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes (pp. 181-193). CRV.
Placco, V. M. N. S. & Souza, V. L. T. (2006). Aprendizagem do adulto professor. Loyola.
Souza, E. C. & Cordeiro, V. M. R. (2007). Por entre escritas, diários e registros de formação. Presente! Revista de Educação, 57, 45-49.
Trabalhos encontrados no GT 19 – Educação Matemática
Azevedo, P. D. (2013). O conhecimento matemático na educação infantil: o processo de formação continuada de um grupo de professoras. Anais da 36.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-18). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia.
Barreto, F. O. & Fiorentini, D. (2021). Experiências em currículo e formação: um estudo sobre os atos de currículo de um grupo de educadores matemáticos. Anais da 40.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-5). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Belém.
Bertucci, M. C. S. & Sousa, M. C. (2009). Formação continuada de professores e desenvolvimento profissional: o grupo na escola. Anais da 32.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Cardim, V. R. C. & Grando, R. C. (2008). Saberes sobre a docência na formação inicial de professores de matemática. Anais da 31.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-17). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Carneiro, R. F. (2015). Narrativas no estágio supervisionado em matemática como uma possibilidade para discussão da profissão docente. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-17). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Florianópolis.
Castro, R. B. & Bacury, G. R. (2021). Trabalho colaborativo e as práticas investigativas em educação matemática na formação inicial de professores indígenas. Anais da 40..ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-4). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Belém.
Coelho, M. A. V. M. P. (2012). Os saberes produzidos pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Anais da 35.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-16). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Porto de Galinhas.
Cruz, M. A. S. (2009). O ensino reflexivo de Donald Schön – um estudo com acadêmicos de um curso de licenciatura em matemática. Anais da 32.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Ferreira, A. C. (2011). Percepções da docência: metaanálise de dois estudos realizados com professores de matemática de Ouro Preto (MG). Anais da 34.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-17). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal.
Fernandes, J. J. L. S. (2021). Samba-escola: narrativas sobre educação, etnomatemática e carnaval. Anais da 40.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-5). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Belém.
Freitas, M. T. M. & Fiorentini, D. (2006). Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Anais da 29.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-16). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Galvão, F. N. S. & Palma, R. C. D. (2023). A identificação pela carreira docente: relato de um educador matemático do curso de licenciatura em matemática. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-5). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Gama, R. P. & Fiorentini, D. (2008). Professores de matemática em início de carreira: identidades e grupos colaborativos. Anais da 31.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-16). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Gama, R. P. & Gurgel, C. M. A (2001). Sentimentos e dilemas de professores de matemática em início de carreira docente. Anais da 24.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-17). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Gonçalves, A. & Grando, R. C. (2023). Entre memórias e histórias: a formação de professores no/com o movimento em rede da feira de matemática. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Grando, R. C. & Buehring, R. S. (2023). Movimentos de pensamento estatístico na infância: entre viver e contar histórias. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Jaramillo, D. (2000). Processos metacognitivos: seu desenvolvimento na formação inicial de professores de matemática. Anais da 23.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-9). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Knijnik, G. & Junges, D. L. V. (2013). Educação matemática e relação família-escola: um estudo no âmbito do “dever de casa”. Anais da 36.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-15). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia.
Lamonato, M. & Gama, R. P. (2010). O desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na educação infantil: da constituição de si à docência. Anais da 33.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-15). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Lima, T. M. C. (2013). O discurso de professoras de matemática – um olhar para o desenvolvimento profissional. Anais da 36.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-18). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia.
Lopes, A. R. L. V. (2005). Ensinar e aprender matemática: alguns aspectos sobre a aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Anais da 28.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-12). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Lopes, C. E. (2023). Aprendizagens docentes narradas por professores de matemática após desenvolverem projetos interdisciplinares. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Losano, A. L. & Fiorentini, D. (2019). Desenvolvimento da identidade de professores de matemática e participação em espaços diferenciados de formação. Anais da 39.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-7). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Niterói.
Luna, A. V. A. & Figueiredo, T. R. L. S. (2019). Orientação de estratégias no processo de resolução de situações-problema de proporção: uma análise da produção de textos de estudantes do 5º ano. Anais da 39.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Niterói.
Martins, R. M. & Rocha, S. A. (2013). Tornando-se professora: narrativas sobre os processos de constituição da identidade docente de licenciandos em matemática. Anais da 36.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-15). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia.
Megid, M. A. B. A. (2012). Aprendizagens em matemática construídas no curso de pedagogia e seus impactos nas práticas de professoras dos anos iniciais. Anais da 35.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-14). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Porto de Galinhas.
Megid, M. A. B. A. & Fiorentini, D. (2010). As narrativas e o processo de aprendizagem docente. Anais da 33.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-16). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Melo, R. J. S. & Passos, C. L. B. (2023). Saberes matemáticos de um mestre carpinteiro naval mobilizados nas etapas construtivas de uma embarcação artesanal maranhense. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-8). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Mesquita, C. G. R. (2004). O professor de matemática no cinema: cenários de identidades e diferenças. Anais da 27.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-12). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Nacarato, A. M. (2021). A pesquisa narrativa em educação matemática: constituição do pesquisador narrador. Anais da 40.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-5). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Belém.
Oliveira, A. M. P. (2011). As ações da prática pedagógica em modelagem matemática e as tensões nos discursos dos professores. Anais da 34.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-17). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal.
Oliveira, A. T. C. C. & Fiorentini, D. (2015). O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. Anais da 37.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-17). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Florianópolis.
Oliveira, C. J. (2013). As contribuições do PIBID para a formação docente de professores que ensinam matemática. Anais da 36.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-11). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia.
Passos, C. L. B. & Oliveira, R. M. M. A (2005). Investigando a construção e aplicação de narrativas para o ensino de matemática na formação de professores. Anais da 28.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-7). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Paula, F. V. & Lopes, C. E. (2023). Formação estocástica dos professores de matemática nos cursos presenciais do Tocantins. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-4). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Rios, D. F. (2013). Memórias de um ensino moderno de matemática no Colégio de Aplicação da Bahia (1966-1976). Anais da 36.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-15). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia.
Santos, L. M. (2023). O (bem/mal) estar docentes discutidos na formação inicial de professores de matemática a partir de documentários sobre a educação brasileira. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Silva, D. S. (2008). A formação de professores de matemática à distância. Anais da 31.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Silva, D. S. (2011). Trajetórias de formação de professores em matemática à distância: entre saberes, experiências e narrativas. Anais da 34.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-18). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal.
Silva, J. M. B. (2023). “Uma dezena de coisinhas à toa que fazem a gente gostar de matemática”: do direito de aprendizagem do PNAIC ao direito de aprendizagem da docência. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-5). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Silva, N. L. & Oliveira, A. M. P. (2021). Aprendizagens de professoras/es que ensinam matemática na participação em práticas de letramento docente. Anais da 40.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-6). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Belém.
Wanderer, F. (2008). Educação matemática, racismo e inclusão diferenciada: estudando uma escola rural do período da campanha de nacionalização. Anais da 31.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-15). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu.
Xavier, F. J. R. & Freitas, A. V. (2021). Narrativas de estudantes sobre práticas curriculares matemáticas e permanência na EJA da zona rural do Ceará. Anais da 40.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-5). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Belém.
Xavier, F. J. R. & Freitas, A. V. (2023). Sentidos de currículos em matemática narrados por docentes da Educação de Jovens e Adultos de Sobral. Anais da 41.ª Reunião Nacional da ANPEd (pp. 1-5). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Manaus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).