Aprendizagem de Estatística por meio de projetos no Ensino Médio da escola pública <br> Teaching statistics through projects at public high school
Palabras clave:
Projeto, Letramento estatístico, Diálogo, Pesquisa.Resumen
Resumo
Neste artigo trataremos do ensino de Estatística por meio de projetos, evidenciando a relevância da participação ativa e do diálogo no processo de ensino-aprendizagem. A proposta pedagógica foi criada com base no currículo para o 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais de São Paulo. Analisamos os avanços dos estudantes, no que refere ao letramento estatístico, ao longo do desenvolvimento de projetos estatísticos. Entendemos que o ato de pesquisar é primordial no processo de aprendizagem e, principalmente, na construção de indivíduos autônomos e críticos.
Abstract
In this article we will discuss statistical teaching through projects, highlighting the importance of active participation and dialogue in the teaching-learning process. A pedagogical proposal was created based on the curriculum for 3rd year students in high school state schools of São Paulo. We analyze students advance in respect to statistical literacy throughout the development of statistical projects. We believe students´ research is essential in the learning process and especially in the construction of autonomous and critical individuals.
Métricas
Citas
BARBERINO, M. R. B. Ensino de Estatística através de Projetos. Dissertação no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática no Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
BARBERINO, M. R. B., MAGALHÃES, M. N. Uma proposta para desenvolver o letramento estatístico através de projetos. Vydia v. 36, n. 2, pp.349-362, 2016.
BATANERO, C.; DÍAZ, C. Estadística com proyectos. Granada, 2011. Disponível em <http://www.ugr.es/~batanero/ARTICULOS/Libroproyectos.pdf>. Acesso set. 2014.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
BIAJONE, J. Projeto estatístico na pedagogia: promovendo aprendizagens e (re) significando atitudes. In LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S.A. (org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
CATANEO, G. S., MARTINS, M.A. E BURAK, D. O ensino de estatística mediado pela modelagem matemática. Vydia v. 36, n. 2, pp.335-378, 2016.
CAMPOS, CAZORLA E KATAOKA. Statistics School Curricula in Brazil. In BATANERO, C, BURRIL, G. e READING, C. (Eds). Teaching statistics in school mathematics- challenges for teaching and teacher education, Springer, 2011.
CAMPOS, C. R., WODEWOTZI, M. L. L., JACOBINI, O. R. E LOMBARDO, D. F. Educação Estatística- teoria e prática em ambientes de modelagem matemática, Autêntica editora, 2011.
CARVALHO, F. D., LOPES, C. E. Os projetos de investigação estatística produzidos por alunos do curso de Ciências Econômicas. In LOPES, C. E. (org.). Os movimentos da Educação Estatística na escola básica e no ensino superior. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 10ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsabilities. International Statistical Review, n. 70, 2002.
MENDONÇA, L. O., LOPES, C. E. O trabalho com educação estatística no ensino médio em um ambiente de modelagem matemática. In LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. (org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
NININ, M. O. G. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou o do pensamento crítico? In Educação em Revista. Belo Horizonte, nº48, p.17-35, dez 2008.
PORCIÚNCULA, M. M. S., SAMÁ, S. Projetos de aprendizagem: uma proposta pedagógica para a sala de aula de estatística. In SAMÁ, S.; PORCIÚNCULA, M. M. S. (org.). Educação estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba, PR: Editora CRV, 2015.
SÃO PAULO, Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática. São Paulo, 2012.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. A Construção Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).