Dificuldades para o uso da informática no ensino: percepção dos professores de matemática após 40 anos da inserção digital no contexto educacional brasileiro<br>Difficulties in the use of information technology in teaching: the perception of mathematics teachers after 40 years of digital insertion into the Brazilian education context

Autores/as

  • Maria Clara Santos do Amaral Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Aleandra da Silva Figueira-Sampaio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p044-084

Palabras clave:

formação docente, laboratório de informática, ensino fundamental, fatores limitantes

Resumen

Embora haja um discurso positivo do potencial dos recursos digitais no ensino, a implementação nas práticas docentes não é efetiva. O objetivo do trabalho foi identificar as dificuldades enfrentadas por professores para a adoção da informática na prática docente. A pesquisa foi realizada com professores de matemática do ensino fundamental II de escolas públicas. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário (escala de Likert) com fatores limitantes no processo de formação e no uso do laboratório de informática. Os resultados mostram que persistem antigos problemas: deficiência na formação docente e na infraestrutura dos laboratórios, insegurança quanto às práticas docentes, mesmo após 40 anos da inserção digital na educação brasileira. Exceto a gestão escolar que tem entendido seu papel nesse importante processo.

Although there exists a positive discourse potential concerning digital resources for teaching, its implementation in teaching practices has shown to be ineffective. The objective behind this present study was to identify the difficulties faced by teachers in the adoption of information technology into teaching practices. The study was performed using mathematics teachers from elementary II classes in public schools. In order to collect the necessary data a questionnaire was developed (Likert scale) with limiting factors in the training process as well as in information technology laboratory use. The results show that there still remain old problems: deficiency in teacher formation and in the infrastructure of laboratories, insecurity concerning teaching practices, even after 40 years of digital insertion into Brazilian education processes. Except for school management that has understood its role in this important process.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aleandra da Silva Figueira-Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Gestão e Negócios Tecnologia Educacional

Citas

ALBINO, R.; SOUZA, C. A. Avaliação do nível de uso das TICs em escolas brasileiras: uma exploração dos dados da pesquisa “TIC Educação”. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 16, n. 43, abr./jun. 2016.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema, Rio Claro, ano 21, n. 29, p. 99-129, 2008.

ALMEIDA, M. E. B.; BERTONCELLO, L. Integração das tecnologias de informação e comunicação na educação: novos desafios e possibilidades para o desenvolvimento do currículo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 16031-16042.

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010.

AMORIM, A. Gestor escolar inovador: educação da contemporaneidade. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 35, n. 35, p. 67-82, 2017.

AREIAS, G. B.; NOBRE, I. A. M.; PASSOS, M. L. S. Uso de tecnologias computacionais no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do município de Piúma. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 6, n. 2, p. 101-115, jun. 2016.

ASSIS, C. C.; BEZERRA, M. C. A. Formação continuada de professores de Matemática: integrando softwares educativos à prática docente. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIAEM, 13., 2011, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011. p. 1-12.

BARCELOS, G. T.; PASSERINO, L. M.; BEHAR, P. A. Análise dos impactos da integração de tecnologias na formação inicial de professores de matemática sobre a prática docente: um estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 16., 2010, Belo Horizonte. Anais... Porto Alegre: SBC, 2010. p. 1031-1040.

BIELSCHOWSKY, C. E. Tecnologia da informação e comunicação das escolas públicas brasileiras: o programa PROINFO Integrado. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 1-35, dez. 2009.

BISPO, M. A. T. A importância da participação da família no ensino e aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 6, n. 2, p. 160-169, jun./jul. 2015.

BORGES, M. F. V. Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 28., 2008, Belém. Anais... Porto Alegre: SBC, 2008. p. 146-155.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa Nacional de Informática Educativa. Brasília: PRONINFE, 1994.

BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Gabinete do Ministro. Fica criado o Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo. Portaria n° 522, de 9 de abril de 1997a.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pnpd/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series>. Acesso em: 19 mar 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pnaes/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series>. Acesso em: 19 mar 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211>. Acesso: 19 mar 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, abr. 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 19 abr. 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular: orientações para o processo de implementação da BNCC. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/guia_BNC_2018_online_v7.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.

CAMBRAIA, A. C. Domínio e cultura informática na escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 27, p. 105-133, jul./dez. 2013.

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de matemática: limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 101-119, 2014.

CASTRO, K. O. Ideias básicas de função no 9º ano do ensino fundamental: uma sequência de atividades com o auxílio do software Winplot. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 49-66, 2011.

CHAVES, E. O. C. et al. Projeto EDUCOM: Proposta Original. Memos do NIED, Campinas, v. 1, n. 1, 1983.

CHECHIA, V. A.; ANDRADE, A. S. O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estudos de Psicologia, Natal, v. 10, n. 3, p. 431-440, 2005.

CHINELLATO, T. G.; JAVARONI, S. L. A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2014, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. p. 3335-3345.

CIRINO, G. B. C. O desenvolvimento da informática em escolas municipais: uma reflexão crítica e propositiva. In: ENCONTRO EM PESQUISA E EDUCAÇÃO EM ALAGOAS - EPEAL, 5., 2010, Águas de Lindóia. Anais... Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2010. p. 1-20.

COSTA, M. L. C.; LINS, A. F. Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 452-470, 2010.

CUNHA, L. S.; TONETTI, P.; SANAVRIA, C. Z. O ensino de informática no Brasil: uma análise da produção científica em eventos da SBC (2010-2014). In: COMPUTER ON THE BEACH, 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade do Vale do Itajaí, 2016. p. 31-40.

DELL’AGLIO, D. D.; KISSMANN, D. B.; CHARCZUK, S. B. Um paradigma emergente na Educação Superior: percepções de professores quanto às novas tecnologias. Colabor@, Curitiba, v. 1, n. 3, p. 17-28 , fev. 2002.

FERNANDES, A. C.; FREIRE, R. S.; CASTRO FILHO, J. A. Tecnologia na escola: em modelo de implementação a partir da formação de professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009. p. 1837-1848.

FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S. et al. Survey of teaching practices with educational software for mathematics in Brazil. AWERProcedia Information Technology & Computer Science, Instambul, v. 2, p. 358-363, nov. 2012.

FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F.; CARRIJO, G. A. Mapping free software used to teach measurement and proportion. In: CONGRESO INTERNACIONAL INFORMÁTICA EDUCATIVA – TISE, 10., 2014, Fortaleza. Anais... Chile: Universidad de Chile, 2014. p. 452-456.

FREIRE, F. M. P. et al. A implantação da informática no espaço escolar: questões emergentes ao longo do processo. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 45-62, 1998.

FUCK, R. S. A prática docente mediada pelas tecnologias informáticas: uma investigação com docentes de matemática no ensino fundamental. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA - EREMATSUL, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 57-68.

GELINSKI, C. R. O. G.; SEIBEL, E. J. Formulação de políticas públicas: questões metodológicas relevantes. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 42, n. 1 e 2, p. 227-240, abr./out. 2008.

GITAHY, R. R. C.; JOSÉ, J. S. A utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática de docentes. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, n. 2, p. 359-380, nov. 2013.

GONÇALVES, C. C. S. A.; BRITO, G. S. Professores e o laboratório de informática: em busca de uma formação continuada. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009. p. 9231-9239.

GOULART, D. A. O.; SILVA, R. C. Introduzindo o conceito de ângulo no ensino fundamental com auxílio do Geogebra. In: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EMEM, 7., 2015, São João Del-Rei. Anais... São João Del-Rei: SBEM-MG, 2015. p. 1-19.

GUEDES, C. S.; SILVA, C. R.; MORAES FILHO, R. A. O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como recurso didático pelos professores do curso de Licenciatura em Matemática. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 16. n. 2, p. 299-319, maio/ago. 2016.

HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, ano XXI, n. 55, p. 30-41, nov. 2001.

HYPPÓLITO JUNIOR, H. T.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S. A infraestrutura dos laboratórios de informática e a viabilidade com software educativos gratuitos de matemática: survey em escolas públicas. Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación, Buenos Aires, n. 20, p. 28-39, dez. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 05 jun 2018.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LEÃO, M. F.; SOUTO, D. L. P. Objetos educacionais digitais para o ensino de física. Revista Tecnologias na Educação, Viçosa, ano 7, v. 13, n. 13, dez. 2015.

LIMA, M. D. A.; ALMEIDA, T. C. Discussões sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no currículo escolar e no planejamento de ensino. In: ENCONTRO EM PESQUISA E EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, 5., 2010, Águas de Lindóia. Anais... Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2010. p. 1-13.

LÖBLER, M. L.; LÖBLER, L. M. B.; NISHI, J. M. Os laboratórios de informática em escolas públicas e sua relação com o desempenho escolar. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-11, dez. 2012.

LOPES, M. M. Contribuições do software Geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIAEM, 13., 2011, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011. p. 1-12.

LOPES, M. M. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 631-644, ago. 2013.

LUCIAN, R. Repensando o uso da escala Likert: tradição ou escolha técnica? PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 12-28, jan./abr. 2016.

MALAQUIAS, A.; PEIXOTO, J. Formação de professores para o uso de tecnologias na educação: a visão dos professores do estado de Goiás. In: ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO – ELPED, 2., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Instituto Federal Goiano, 2016.

MARTINI, C. M.; BUENO, J. L. P. O desafio das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 385-406, 2014.

MARTINS, R. X.; FLORES, V. F. Era uma vez o Proinfo... diferenças entre metas e resultados em escolas públicas municipais. Horizontes, São Francisco, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 17-26, mai./ago. 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Cartilha PROINFO Urbano: recomendações para a montagem de laboratórios de informática nas escolas urbanas. Brasília: Ministério da Educação, 2009a.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Cartilha PROINFO Rural: recomendações para a montagem de laboratórios de informática nas escolas rurais. Brasília: Ministério da Educação, 2009b.

MELO, E. M. et al. Problemas para a inserção das tecnologias digitais de comunicação e informação nas escolas públicas: um levantamento entre professores da grande Natal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – CBIE, 6., 2017, Recife. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 834-843.

MENESES, S. C. P. UCA – Um Computador Por Aluno: era da inclusão digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 22., 2011, Aracajú. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p. 1037-1046.

MENEZES, L. Concepções sobre a comunicação matemática de uma futura professora. In: SANTOS, L. (Ed.). Comunicação no ensino e na aprendizagem da matemática Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação, 2010. p. 238-253.

MOLIN, S. L.; RAABE, A. Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 34, n. 2, p. 249-259, jul./dez. 2012.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 327-332, ago. 2016.

MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 1997.

NASCIMENTO, J. K. F. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

NOBRE, R. H.; SOUSA, J. A.; NOBRE, C. S. P. Uso dos laboratórios de informática em escolas do ensino médio e fundamental no interior nordestino. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 68-80, set./dez. 2015.

ODORICO, E. K. et al. Análise do não uso do laboratório de informática nas escolas públicas e estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 18., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Porto Alegre: SBC, 2012.

OLIVEIRA, R. Informática educativa: magistério, formação e trabalho pedagógico. São Paulo: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, C. A. O laboratório de informática como apoio ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Revista EDaPECI, Sergipe, v. 8, n. 8, p. 1-13, ago. 2011.

OLIVEIRA, K. K. S.; FERRETE, A. A. S. S.; SOUZA, D. N. As percepções de professores de matemática do ensino fundamental frente às tecnologias digitais na escola. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 16, n. 1, p. 63-77, jan./abr. 2016.

OLIVEIRA, G. P.; GONÇALVES, M. D. Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 60, p. 92-116, abr. 2018.

PINTO, K. L. J.; SILVA, J. M. C. Da visão do gestor a realidade do professor: uma análise da formação continuada referente as novas tecnologias em escolas estaduais de Minas Gerais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 22., 2016, Uberlândia. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016a. p. 968-972.

PINTO, K. L. J.; SILVA, J. M. C. A formação inicial dos futuros professores para o uso das tecnologias digitais: uma análise das matrizes curriculares de cursos do Rio Grande do Sul. EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 227-236, 2016b.

PISCHETOLA, M. Tecnologias em sala de aula: contribuições para uma pedagogia sustentável. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2015. p. 1-19. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT16-3985.pdf>. Acesso em: 31 maio 2018.

PRADA, L. E. A. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté́: Cabral Editora Universitária, 1997.

PRETTO, N. L. Diálogo com Educadores. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 2, p. 394-402, jul./dez. 2013.

QUARTIERI, M. T.; DULLIUS, M. M.; BERGMANN, A. B. Formação continuada para professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental proporcionando a inserção de recursos computacionais. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA – CIBEM, 7., 2013, Montevideo. Actas… Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013. p. 5159-5166.

RAMAN, K.; YAMAT, H. Barriers teachers face in integrating ICT during english lessons: a case study. The Malaysian Online Journal of Educational Technology, Malaysian, v. 2, n. 3, p. 11-19, 2014.

RICOY, M. C.; COUTO, M. J. V. S. Os recursos educativos e a utilização das TIC no ensino secundário na Matemática. Revista Portuguesa de Educação, Vigo, v. 25, n. 2, p.241-262. 2012.

RIOS, M. C. O gestor escolar e as novas tecnologias. Revista Eletrônica Educação Em Foco, Amparo, v. 4, set. 2011.

RODRIGUES, S. J. R.; MAGALHÃES, A. P. A. S. O uso de jogos estratégicos no processo de ensino-aprendizagem de matemática. In: ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – EnGEN, 6., 2017, Urutaí. Anais... Goiânia: SBEM-GO, 2017. p. 579-588.

SANT’ANA, C. C.; AMARAL, R. B.; BORBA, M. C. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 527-542. 2012.

SANTOS, E. E. F.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; CARRIJO, G. A. Mapping free educational software used to develop geometric reasoning. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Nova York, v. 182, p. 136-142, 2015.

SANTOS, E. E. F.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; CARRIJO, G. A. Mapping free educational software intended for the development of numerical and algebraic reasoning. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, Caracas, v. 16, n.11, p. 45-66, nov. 2017.

SILVA, A.; MEDEIROS, D. C. A. Laboratório de informática nas escolas: que espaço é esse? Revista Compartilhando Saberes, Paraíba, n.1, p. 21-37, ago./dez. 2014. Disponível em: <http://www.sec.pb.gov.br/revista/index.php/compartilhandosaberes/article/view/7/4>. Acesso em: 8 jul. 2018.

SILVA, M. N. S.; SANTOS, M. M. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar: uma proposta de implantação. Debates em Educação, Alagoas, v. 7, n. 14, p. 16-32, jul./dez. 2015.

SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 5, n. 10, p. 173-187, jul./dez. 2012.

SOUSA, S. A.; MARIANELLI, G. Análise da infraestrutura dos laboratórios de informática nas escolas municipais de ensino fundamental da área urbana de Santarém-PA. In: CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA, 8., 2013, Santarém. Anais... Santarém: Centro Universitário Luterano de Santarém, 2013. p. 105-108.

TAVARES, N. R. B. História da informática educacional no Brasil observada a partir de três projetos públicos. São Paulo: Escola do Futuro, 2002.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, 1999.

VARANI, A.; SILVA, D. C. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

VISEU, F.; LIMA, A. J. B; FERNANDES, J. A. Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de Matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 293-316, 2013.

ZAKARIA, N. A.; KHALID, F. The benefits and constraints of the use of information and communication technology (ICT) in teaching Mathematics. Creative Education, v. 7, n.11, p. 1537-1544, 2016.

ZÍLIO, C.; ALVES, E. Mapeamento dos recursos informatizados nas Escolas Estaduais de Porto Alegre. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 8., 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2013. p. 395-404.

Publicado

2019-09-02

Cómo citar

CARDOSO, M. C. S. do A.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. da S. Dificuldades para o uso da informática no ensino: percepção dos professores de matemática após 40 anos da inserção digital no contexto educacional brasileiro&lt;br&gt;Difficulties in the use of information technology in teaching: the perception of mathematics teachers after 40 years of digital insertion into the Brazilian education context. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v21i2p044-084. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/38574. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos