Percursos de estudantes ao lidarem com a introdução do conceito de limite<br>Student routes when dealing with the introduction of the concept of limit

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p177-192

Mots-clés :

Esquemas. Brasil e França. Teoremas em ação. Limite de função.

Résumé

Neste artigo apresentamos parte de nossa pesquisa de doutorado em andamento, em que temos como objetivo central levantar elementos no processo de aprendizagem da introdução do conceito de limite de função. Referenciamo-nos em uma teoria cognitivista, para buscarmos esses caminhos intelectuais dos alunos ao lidar com atividades introdutórias do conceito de limite, no caso a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Escolhemos trabalhar com alunos de um curso de licenciatura em matemática no Brasil e também com alunos da França. A ideia é realizar uma comparação, em termos de introdução desse conceito e dos caminhos percorridos por esses estudantes na introdução desse conceito. Um dos aspectos diferentes desses dois países é com relação ao nível escolar em que este conceito é apresentado. No Brasil geralmente ele é introduzido na universidade, enquanto que na França isso ocorre no lycée. Nas primeiras análises das resoluções dos estudantes, modelamos teoremas em ação (adequados ou não) e também regras em ação relacionadas a esses teoremas em ação e, assim, estamos conseguindo investigar os primeiros esquemas que esses alunos utilizam ao lidar com as situações introdutórias para o ensino de limite de funções. Buscamos também estudar aproximações entre os esquemas utilizados pelos alunos do Brasil e da França.

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Bibliographies de l'auteur

Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, UFMS

Educação Aberta e a Distância/ Licenciatura em Matemática

Cécile Ouvrier-Buffet, Université Paris-Est Créteil et Laboratoire de Didactique André Revuz - Paris

Université de Reims Champagne-Ardenne (URCA), França

Références

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Publiée

2019-11-06

Comment citer

MONTEIRO DA SILVA BURIGATO, S. M.; MAGALHÃES DE FREITAS, J. L.; OUVRIER-BUFFET, C. Percursos de estudantes ao lidarem com a introdução do conceito de limite&lt;br&gt;Student routes when dealing with the introduction of the concept of limit. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p177-192. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45654. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.