Os esquemas de estudantes surdos em uma situação de combinatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p056-080

Palavras-chave:

Esquemas, Gestos, Estudantes surdos, Língua de sinais, Combinatória

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os esquemas de ação de dois jovens estudantes surdos em situações de combinatória, com base no constructo de esquema da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no potencial comunicativo e cognitivo dos gestos. Trata-se de uma abordagem qualitativa no design de estudo de caso de cunho descritivo, fundamentada numa análise microgenética associada à videografia. Os surdos mobilizaram esquemas no espaço, associando gestos e sinais em Libras, expressando os conceitos de adição e correspondência biunívoca (sinal-a-dedo). As escolhas linguísticas da intérprete de Libras influenciaram na resolução de cada surdo. Os resultados obtidos neste estudo destacam a importância de refletir, em ambientes linguísticos traduzidos, sobre a elaboração de enunciados de situações-problema tanto em Língua Portuguesa como em Libras, levando em conta a competência linguística de cada estudante surdo. A descrição detalhada dos esquemas mobilizados pelos surdos pode ampliar a compreensão do seu estágio de desenvolvimento e beneficiar o professor de Matemática no ensino desse conceito no contexto educacional inclusivo.

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Biografia do Autor

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Educação

Vera Lucia Merlini, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

LINDOTE BOTELHO PEIXOTO, J.; MERLINI, V. L. Os esquemas de estudantes surdos em uma situação de combinatória. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 056–080, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p056-080. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66329. Acesso em: 18 set. 2024.