Estudo da continuidade em um contexto de Assimilação Solidária
Study of continuity in a context of Solidarity Assimilation

Eduardo Rafael Zimdars, Regina Helena Munhoz

Resumo


 Este artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de continuidade. A AS é uma proposta que visa romper com o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes, de forma democrática. Cada aula em AS é baseada em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos uma aula em AS sobre continuidade, aplicada em uma turma de Cálculo I. Os dados analisados permitiram inferir que a AS possibilita aos estudantes o desenvolvimento da autonomia, tornando-os corresponsáveis, em conjunto com o professor, de todo o processo.

 


Palavras-chave


Assimilação Solidária; Continuidade; Intervenção em sala de aula

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p152-169

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