Orquestração instrumental on-line

um modelo pensado a partir do ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p362-398

Palavras-chave:

formação docente, tecnologia digital, artefatos

Resumo

O presente artigo introduz a noção de Orquestração Instrumental On-line como uma adaptação do modelo da orquestração instrumental em tempos de ensino remoto-emergencial, e para o futuro do ensino on-line. Retomam-se as características já apontadas na Orquestração Instrumental e diferenças emanadas por essa estrutura de ensino, em que o espaço geográfico da sala de aula se amplia, invadindo o espaço pessoal de professores e estudantes. Aspectos específicos da configuração didática on-line são discutidos e indicados a partir dos dados coletados em um projeto de seis Oficinas On-line, desenvolvidas no âmbito do GERE - Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação e no Projeto GERE às terças, vivenciadas como extensão. Como análise traz-se a evolução de aspectos de adaptação da OI on-line nas oficinas, explicitando a flexibilidade, a mudança na geografia da sala de aula, a necessidade de se entender a articulação entre as orquestrações instrumentais e os protocolos de cursistas, monitores e formadores, que tanto auxilia ao preparo da parte da sala de aula no espaço do cursista, das orquestrações assíncronas, e das conexões que os cursistas devem seguir a cada etapa da oficina.

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Biografia do Autor

Rosilângela Lucena, Doutorado em Educação Matemática

Doutora e mestra em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec/UFPE), com Doutorado Sanduíche PDSE/CAPES (IFÉ/ ENS de Lyon/França). Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática (FFPNM/UPE). Possui especialização em Matemática (UFRPE), em Mídias na Educação (UFRPE) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FGF/POSEAD). Atuou como professora da Ensino Básico (SEE/PE), como Parecerista Especialista em Mídias (PNLD/2015/2016), como Avaliadora (PNLD/2017), na Equipe de Desenvolvimento do Guia Digital (PNLD 2016/2017), na Equipe de Recursistas (PNLD/2019), como Avaliadora de Projetos Integradores (PNLD/2020) e de Obra Didática da Área de Matemática e suas Tecnologias (PNLD/2021). Atuou como professora-formadora e tutora do curso de Lic. em Matemática a Distância (DEaD/IFPE) e como Coordenadora da Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (DEaD/IFPE). Atuou como Professora Substituta nos cursos de Lic. em Matemática e de Pedagogia (CE/UFPE) e na Lic. de Matemática (CAA/UFPE). É membro do Grupo de Estudos em Recursos para a Educação (GERE/UFPE) e do GT 06 - Tecnologias e EaD (SBEM).

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS