Orquestração instrumental on-line
um modelo pensado a partir do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p362-398Palavras-chave:
formação docente, tecnologia digital, artefatosResumo
O presente artigo introduz a noção de Orquestração Instrumental On-line como uma adaptação do modelo da orquestração instrumental em tempos de ensino remoto-emergencial, e para o futuro do ensino on-line. Retomam-se as características já apontadas na Orquestração Instrumental e diferenças emanadas por essa estrutura de ensino, em que o espaço geográfico da sala de aula se amplia, invadindo o espaço pessoal de professores e estudantes. Aspectos específicos da configuração didática on-line são discutidos e indicados a partir dos dados coletados em um projeto de seis Oficinas On-line, desenvolvidas no âmbito do GERE - Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação e no Projeto GERE às terças, vivenciadas como extensão. Como análise traz-se a evolução de aspectos de adaptação da OI on-line nas oficinas, explicitando a flexibilidade, a mudança na geografia da sala de aula, a necessidade de se entender a articulação entre as orquestrações instrumentais e os protocolos de cursistas, monitores e formadores, que tanto auxilia ao preparo da parte da sala de aula no espaço do cursista, das orquestrações assíncronas, e das conexões que os cursistas devem seguir a cada etapa da oficina.
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