Orquestração instrumental on-line

um modelo pensado a partir do ensino remoto

Autores

  • Verônica Gitirana Campus Acadêmico do Agreste Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2594-4203
  • Rosilângela Lucena Doutorado em Educação Matemática

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p362-398

Palavras-chave:

formação docente, tecnologia digital, artefatos

Resumo

O presente artigo introduz a noção de Orquestração Instrumental On-line como uma adaptação do modelo da orquestração instrumental em tempos de ensino remoto-emergencial, e para o futuro do ensino on-line. Retomam-se as características já apontadas na Orquestração Instrumental e diferenças emanadas por essa estrutura de ensino, em que o espaço geográfico da sala de aula se amplia, invadindo o espaço pessoal de professores e estudantes. Aspectos específicos da configuração didática on-line são discutidos e indicados a partir dos dados coletados em um projeto de seis Oficinas On-line, desenvolvidas no âmbito do GERE - Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação e no Projeto GERE às terças, vivenciadas como extensão. Como análise traz-se a evolução de aspectos de adaptação da OI on-line nas oficinas, explicitando a flexibilidade, a mudança na geografia da sala de aula, a necessidade de se entender a articulação entre as orquestrações instrumentais e os protocolos de cursistas, monitores e formadores, que tanto auxilia ao preparo da parte da sala de aula no espaço do cursista, das orquestrações assíncronas, e das conexões que os cursistas devem seguir a cada etapa da oficina.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosilângela Lucena, Doutorado em Educação Matemática

Doutora e mestra em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec/UFPE), com Doutorado Sanduíche PDSE/CAPES (IFÉ/ ENS de Lyon/França). Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática (FFPNM/UPE). Possui especialização em Matemática (UFRPE), em Mídias na Educação (UFRPE) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FGF/POSEAD). Atuou como professora da Ensino Básico (SEE/PE), como Parecerista Especialista em Mídias (PNLD/2015/2016), como Avaliadora (PNLD/2017), na Equipe de Desenvolvimento do Guia Digital (PNLD 2016/2017), na Equipe de Recursistas (PNLD/2019), como Avaliadora de Projetos Integradores (PNLD/2020) e de Obra Didática da Área de Matemática e suas Tecnologias (PNLD/2021). Atuou como professora-formadora e tutora do curso de Lic. em Matemática a Distância (DEaD/IFPE) e como Coordenadora da Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (DEaD/IFPE). Atuou como Professora Substituta nos cursos de Lic. em Matemática e de Pedagogia (CE/UFPE) e na Lic. de Matemática (CAA/UFPE). É membro do Grupo de Estudos em Recursos para a Educação (GERE/UFPE) e do GT 06 - Tecnologias e EaD (SBEM).

Referências

Albuquerque, R.M. (a publicar) Vídeos com elementos de interação para aprendizagem de geometria analítica: uma orquestração instrumental on-line no ensino remoto. (Dissertação de mestrado), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.

Araújo Filho, R. M. (2019). Ambiente colaborativo online para o estudo das representações semióticas de funções: elicitação, prototipação e validação. (Tese de Doutorado), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Disponível em https://hal.archives-ouvertes.fr/tel-02616917/document.

Araújo Filho, R.M., Muniz, M., Marinho, R., YYYYYY, R., & XXXXX, V. (2020). Orquestrações Instrumentais Online: Colaboração - Geogebra - Funções. Apresentação. Recife, AAAAA. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1gNJulbwrmHvpJy8XCJOke-4haMMYS0M-/view?usp=sharing

Brasil. (2017) [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)]. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 58 p.

Costa, J., Monteiro, K., Silva, C., Pereira, B., Santos, U. (2020) Educação Básica Pública em Tempos de Pandemia: um ensaio sobre a garantia da igualdade no acesso à educação. Única Cadernos Acadêmicos, Ipatinga-MG, 6(3), 24p.

Dillenburg, P. (1999). Collaborative learning: Cognitive and computational approaches. Advances in learning and instruction series. New York: Elsevier Science.

Drijvers, P., Doorman, M., Boon, P., Reed, H., & Gravmeijer, K. (2010). The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, 75 (2), 213-234.

XXXXX, V. (2020). Orquestrações Instrumentais Online - Conjecturando com o Geogebra - Quadriláteros. Apresentação. Recife, AAAAA. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1HN4fSd2yS8RlArZmA9RFDsLQ9SMKhYlg/view?usp=sharing

XXXXX, V., & Bittar, M. (2015) Contextualização e Tecnologia no Ensino da Matemática. Revista Perspectivas da Educação Matemática , v. 6, p. 77 84.

XXXXX, V., & YYYYYY, R. (2020) Modelo para Orquestrações Instrumentais Online. Apresentação, Recife, AAAAA. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1OJpBiKCOwOV5IGSlICnyfVbzlCCR1IE_/view?usp=sharing

XXXXX, V., YYYYYY, R., Almeida, M., & Silva, J.C. (2020a). Modelo para Orquestrações Instrumentais Online - uma experiência em probabilidade frequentista. Apresentação, Recife, AAAAA. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1ECJWVcr3vf9PSkLjvMPbikZ_8BROfYbO/view?usp=sharing

XXXXX, V., YYYYYY, R., Ignácio, R., Araújo Filho, R., Silva, C., & Morais, C., (2020b) Projeto de Extensão AAAAA às Terças 2020.1. Caruaru, AAAAA-UFPE.

Gonick, L. (2017). Álgebra em Quadrinhos. Rio de Janeiro, Blucher editora.

YYYYYY, R. (2015) Mediações didáticas da tutoria online da geometria analítica: uma análise à luz da orquestração instrumental e das representações semióticas. (Master thesis), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil. Retrieved from https://attena.ufpe.br/handle/123456789/18808

YYYYYY, R. (2018) Metaorquestração instrumental: um modelo para repensar a formação de professores de matemática. (Doctoral thesis), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Retrieved from https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32844.

YYYYYY, R., Nascimento, R., Lima, L.G., Silva, B., Almeida, M., Nery, S. (2020) Quadrinhos no Ensino da Matemática. Apresentação. Recife, AAAAA. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1PRNruYvHk2Ffwo78Mc3l3dsJxvis_UQw/view?usp=sharing

YYYYYY, R., Rodrigues, A., Durão, L.F., Tibúrcio, R. (2018) As grandezas e medidas em quadrinhos. Recife, EDUMATEC-UFPE. Disponível em https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01857296/document.

Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies: Approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin.

Silva, C.T., YYYYYY, R. & XXXXX, V. (2020) Orquestrações instrumentais on-line - Teoria dos Campos Conceituais. Apresentação, Recife, AAAAA. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1EcM4RKmalQgJPpcuhOSzajSkItj7RCdx/view?usp=sharing.

Sousa, M. (2011). Saiba Mais! Sobre a história da Matemática com a turma da Mônica. São Paulo, Maurício de Sousa Editora.

Trouche, L. (2004). Environnements informatisés et mathématiques: quels usages pour quels apprentissages ? Educational Studies in Mathematics, Utrecht, 55, 181-197.

Trouche, L. (2005). Construction et conduite des instruments dans les apprentissages mathématiques : Nécessité des orchestrations. Recherches en Didactique des Mathématiques, 25, 91–138.

Vergnaud, G. (2009). Theory of Conceptual Field. Human Development, 52, 83–94. https://doi.org/10.1159/000202727

Vergnaud, G. (2013). Pourquoi la théorie des champs conceptuels?. Infancia y Aprendizaje, 36(2), p. 131-161, DOI: 10.1174/021037013806196283.

Vergnaud, G. Teoria dos Campos Conceituais - Aula 01 - Vídeo. (2010). Escola de Altos Estudos, São Paulo, Unian-SP. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vU31uTXe9TU&t=21s

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

GITIRANA, V.; LUCENA, R. Orquestração instrumental on-line: um modelo pensado a partir do ensino remoto. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 362–398, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p362-398. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56700. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS