Produções de narrativas escritas : uma revisão da literatura com foco para a prática pedagógica

Autores

  • Ana Paula Zaboroski Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Palavras-chave:

Escrita Manual, Ensino, Ensino Fundamental e Médio, Educação.

Resumo

Este estudo apresenta um panorama das pesquisas acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino da produção textual do gênero história com alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão sistemática, efetuada a partir da busca por artigos no Portal de Periódicos da Capes, com critérios específicos, dentre eles, o período entre 2004 e 2014. Por meio da análise de conteúdo os estudos foram distribuídos em quatro categorias temáticas. Os resultados da análise de 21 estudos indicaram que houve predominância em duas categorias: desenvolvimento de sequências didáticas ou programas de intervenções e estratégias pedagógicas utilizadas no processo de ensino da produção textual. As intervenções em produções de narrativas escritas priorizaram atividades individuais desenvolvidas com os alunos. As sequências didáticas enfatizaram o papel dos gêneros textuais como objeto de ensino-aprendizagem ou consideraram as dimensões dos elementos que os compõem. Em relação às estratégias pedagógicas, constataram-se dois enfoques: estratégias direcionadas para práticas pedagógicas voltadas à norma e ao texto e, estratégias voltadas à noção de gêneros textuais, especificamente para o reconhecimento dos aspectos discursivos e linguísticos. Concluímos que as pesquisas apontaram para a necessidade e importância da instrução explícita no processo de ensino da produção textual. Além disso, o foco das pesquisas, até o momento, volta-se para atividades desenvolvidas com os alunos. Desta forma, verificamos uma lacuna na literatura quanto ao desenvolvimento de programas de ensino ou intervenção com foco para o trabalho do professor em sala de aula que favoreçam as produções de narrativas escritas dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Zaboroski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Fonoaudióloga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Graduada pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR. Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati/PR (CDOI). Atuou como docente colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Docente Assistente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Também atua junto aos Programas de Pós-graduação em Educação desta Universidade e, em Educação (Mestrado) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Zaboroski, A. P., & Oliveira, J. P. de. (2015). Produções de narrativas escritas : uma revisão da literatura com foco para a prática pedagógica. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20866

Edição

Seção

Artigos