Produções de narrativas escritas : uma revisão da literatura com foco para a prática pedagógica
Palavras-chave:
Escrita Manual, Ensino, Ensino Fundamental e Médio, Educação.Resumo
Este estudo apresenta um panorama das pesquisas acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino da produção textual do gênero história com alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão sistemática, efetuada a partir da busca por artigos no Portal de Periódicos da Capes, com critérios específicos, dentre eles, o período entre 2004 e 2014. Por meio da análise de conteúdo os estudos foram distribuídos em quatro categorias temáticas. Os resultados da análise de 21 estudos indicaram que houve predominância em duas categorias: desenvolvimento de sequências didáticas ou programas de intervenções e estratégias pedagógicas utilizadas no processo de ensino da produção textual. As intervenções em produções de narrativas escritas priorizaram atividades individuais desenvolvidas com os alunos. As sequências didáticas enfatizaram o papel dos gêneros textuais como objeto de ensino-aprendizagem ou consideraram as dimensões dos elementos que os compõem. Em relação às estratégias pedagógicas, constataram-se dois enfoques: estratégias direcionadas para práticas pedagógicas voltadas à norma e ao texto e, estratégias voltadas à noção de gêneros textuais, especificamente para o reconhecimento dos aspectos discursivos e linguísticos. Concluímos que as pesquisas apontaram para a necessidade e importância da instrução explícita no processo de ensino da produção textual. Além disso, o foco das pesquisas, até o momento, volta-se para atividades desenvolvidas com os alunos. Desta forma, verificamos uma lacuna na literatura quanto ao desenvolvimento de programas de ensino ou intervenção com foco para o trabalho do professor em sala de aula que favoreçam as produções de narrativas escritas dos alunos.
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