Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguagem infantil, Escrita manual.

Resumo

Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Docente do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Leopoldina Viana, Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.

Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho (UMinho). Docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal. 

Ana Paula Zaboroski, Centro Avançado em Diagnóstico e Imagem (CADI), Irati, Paraná-Brasil.

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Fonoaudióloga clínica do Centro Avançado em Diagnóstico e Imagem (CADI), Irati, Paraná-Brasil.

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Oliveira, J. P. de, Viana, F. L., & Zaboroski, A. P. (2020). Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 434–444. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444

Edição

Seção

Artigos