Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444Palavras-chave:
Alfabetização, Linguagem infantil, Escrita manual.Resumo
Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.
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Copyright (c) 2020 Jáima Pinheiro de Oliveira, Fernanda Leopoldina Viana, Ana Paula Zaboroski
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