Contribuições do CHIC para revelar o processo de apropriação das tecnologias digitais<b>Contributions to CHIC revelamento process ownership of digital technologies
Palavras-chave:
Appropriation, Digital Technologies, Distance EducationResumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar parte dos resultados da Tese intitulada “Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais”. Como tema central aborda as contribuições do software CHIC para revelar o processo de Apropriação das tecnologias digitais e busca compreender como se configura esse processo. Como parte prática, foi estudado o curso de formação do “Projeto Gestão Escolar e Tecnologias”, e os dados utilizados foram os extratos textuais dos Memoriais Reflexivos, elaborados pelos gestores educacionais, participantes do curso. Esses extratos foram analisados, categorizados, compilados e submetidos a uma nova análise, utilizando-se o método estatístico multidimensional viabilizado pelo software CHIC - Classificação Hierárquica, Implicativa e Coersitiva - que gerou as árvores de similaridade e os números de ocorrências das categorias. A análise dos “dados permitiu afirmar que o processo de Apropriação se configura como um processo Relacional, Complexo e em Espiral e que se constitui em níveis, que mesmo singulares em suas identidades, fazem parte de um único movimento. Na base desse processo está o nível Emocional, que potencializa a existência dos níveis: Imitação, Relação-Comunicação, Relação-Informação, Relação/Expressão-Reflexiva e Autoformação.
This paper aims to show some of the results of the thesis entitled "Allocation of information technologies and communication by educational administrators." Central theme addresses the contributions to the software CHIC to revel the process Appropriation of digital technologies and seeks to understand how to set up this process. As a practical part, we studied the training course "Project Management School and Technology", and the data were used verbatim extracts from Reflexive Memorials, prepared by educational administrators, course participants. These extracts were analyzed, categorized, compiled and submitted to a further analysis using the statistical method multidimensional enabled by software CHIC - Hierarchical Classification, and Implicative Coersitiva - that generated the trees similarity and numbers of occurrences of the categories. The data analysis allowed us to state that the process of appropriation is configured as a relational process, and Complex Spiral and constitutes levels, even in their singular identities, are part of a single movement. Underpinning this process is the emotional level, which enhances the existence of levels: Imitation, Relationship-Communication-Information Relationship, Relationship / Expression-Reflective and Self-training.
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