Probabilidade em uma Oficina de Matemática: uma análise à luz da aprendizagem situada e da teoria da atividade<br>Probability in a Mathematics Workshop: an analysis under the light of situated learning and activity theory

Autores

  • André Augusto Deodato Professor do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG
  • Maria Manuela David Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Aprendizagem Situada, Educação Integral

Resumo

Com este artigo objetiva-se revelar as possibilidades que o espaço das oficinas oferece para a aprendizagem de matemática e mostrar como é possível articular referenciais da Aprendizagem Situada e da Teoria da Atividade para se fazer reconhecer momentos de ocorrência de aprendizagem de matemática. Apresenta-se uma oficina sobre probabilidade que fez parte do projeto de educação integral da Rede Municipal de Belo Horizonte. O material empírico se constituiu das transcrições de interações dos alunos, de 4° e 5° anos, produzidas a partir dos registros da observação e de gravações em áudio e vídeo. Destaca-se, como resultado, que a articulação teórica empreendida mostrou grande potencial para a análise facilitando reconhecer e iluminar indícios de aprendizagem(eqüiprobabilidade,evento,evento impossível) em salas de aula.

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Publicado

2015-09-05

Como Citar

DEODATO, A. A.; DAVID, M. M. Probabilidade em uma Oficina de Matemática: uma análise à luz da aprendizagem situada e da teoria da atividade&lt;br&gt;Probability in a Mathematics Workshop: an analysis under the light of situated learning and activity theory. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 281–308, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22168. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos