Análise combinatória: recursos de um professor em diferentes níveis de sua atividade<br>Combinatorial analysis: a teacher's resources at different levels of his activity
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p289-299Palavras-chave:
Abordagem documental do didático. Níveis de atividade do professor. Análise combinatória.Resumo
Este estudo objetiva identificar o sistema de recursos de um professor de matemática nos níveis de sua atividade e sua relação com o ensino de análise combinatória. Toma-se como bases teóricas a abordagem documental do didático e o modelo de níveis de atividade do professor. Emprega-se a metodologia reflexiva na análise do trabalho documental de um professor em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública. Como resultados, destacam-se a interação entre a trajetória documental e o sistema de recursos do professor (no nível +3 e nível +2) e suas escolhas para um projeto de aula (nível +1) baseadas em uma atividade “Táxi e Combinatόria”.
Metrics
Referências
BESNIER, S. Le travail documentaire des professeurs à l'épreuve des ressources technologiques : le cas de l'enseignement du nombre à l'école maternelle. 2016. Thése (Doctorat Sciences de l'éducation) - Centre de Recherche sur l' Éducation les Apprentissages et la Didactique, Université de Bretagne Occidentale, Brest, 2016.
GUEUDET, G. ; TROUCHE, L. Des ressources aux documents, travail d’enseignant et genèses documentaires. In : GUEUDET, G. ; TROUCHE, L. (Eds.). Ressources vives : le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes: Presses Universitaires de Rennes et INRP, 2010. p. 57-74.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Méthodologie: comment suivre et analyser les genèses
documentaires des enseignants? Lyon: Ifé, 2008. Disponível em: http://educmath.ens
-lyon.fr/Educmath/recherche/approche_documentaire/methodologie. Acesso em: 16 set.
HAMMOUD, R. Le travail collectif des professeurs en chimie comme levier para la mise en œuvre de démarches d'investigation et le développement des connaissances professionnelles: contribution au développement de l'approche documentaire du didactique. 2012. Thése (Doctorat en Sciences de l’Education) - Université Claude Bernard -Université Libanaise, Lyon, 2012.
MARGOLINAS, C. La situation du professeur et les connaissances en jeu au cours de l’activité mathématique en classe. In: SIMMT, E.; DAVIS, B. (Eds.). Actes 2004 de la rencontre annuelle du groupe canadien d’étude en didactique des mathématiques. Edmonton: CMESG/GCEDM, 2005. p.1-21.
MARGOLINAS, C.; WOZNIAK, F. Rôle de la documentation scolaire dans la situation du professeur: le cas de l’enseignement des mathématiques à l’école élémentaire. In: GUEUDET, G.; TROUCHE, L. (Eds.). Ressources vives: le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes: Presses Universitaires de Rennes et INRP, 2010. p.223-269.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
ROCHA, K.; TROUCHE, L. Da produção coletiva de livros didáticos digitais aos usos feitos por professores de matemática: o caso do grupo francês sésamath. Em Teia, Recife, v.6, n.3, p. 1-22, 2015.
SABRA, H. L’étude des rapports entre documentations individuelle et collective: incidents, connaissances et ressources mathématiques. Recherches en Didactiques des Mathématiques, Paris, v.36 (1), p.49-95, 2016.
TROUCHE, L. et al. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, 1., 2016, Bonito. Anais [...].Bonito: UFMG, 2016. p. 1-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).