Abordagem Documental do Didático no planejamento e na implementação de uma atividade de modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p33-69

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Modelagem Matemática, Formação de Professores, Tratamento de Informação, 7º ano do Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo investigamos como se dá o planejamento e a implementação de uma atividade de modelagem matemática que contempla tratamento da informação, pautados na Abordagem Documental do Didático. A atividade analisada foi planejada por professores em formação continuada no âmbito de uma disciplina de Modelagem Matemática do Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A implementação da atividade ocorreu em quatro aulas com uma turma de 7º ano do ensino fundamental por uma dupla de professores. Os dados que subsidiaram as nossas análises são oriundos de gravações em áudio e vídeo do planejamento e da implementação da atividade, do registro do plano de aula, dos relatórios entregues pelos alunos do 7º ano e de um questionário sobre a atividade. Por meio de análise qualitativa subsidiada na Abordagem Documental do Didático e de Árvores de Associação de Ideias evidenciamos que o plano estruturado inicialmente pela dupla foi reelaborado considerando sugestões de outros professores em formação continuada anteriores à implementação das aulas, alterações necessárias durante as aulas e sugestões posteriores às aulas com os relatos da dupla em roda de conversa da disciplina.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática - Educação Matemática

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior Classe Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo.

Mariane Alves Koga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina.

Michael Felipe Koga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Referências

Abar, C. A. A. P. (2019). Articulações teóricas sobre a abordagem documental do didático. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21(5), p. 217-229. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p217-229

Abar, C. A. A. P., & Dias, A. O. (2021). A gênese documental e o contexto remoto no desenvolvimento de uma formação continuada de professores. In S. B. C. Igliori (org.), Compreender o trabalho dos professores brasileiros do ensino básico: uma abordagem pelos recursos (pp. 257-275). Blucher.

Almeida, L. M. W. (2018). Considerations on the use of mathematics in modeling activities. ZDM, 50(1), p. 19-30.

Almeida, L. M. W., & Silva, K. A. P. (2015). Práticas de professores com Modelagem Matemática: Algumas configurações. Educação Matemática em Revista, 20(46), 6-15. http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/498

Almeida, L. W., Silva, K. P., & Vertuan, R. E. (2012). Modelagem Matemática na educação básica. Editora Contexto.

Almeida, M. S., Espíndola, E. B. M., Costa, P. R. B., Mello, T. L., & Damascena, J. S. (2020). Banco geométrico: gênese documental e orquestração instrumental. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 15(1), p. 1-22, 2020. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e71545

Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto.

Ceolim, A. J. (2015). Modelagem Matemática na Educação Básica: obstáculos e dificuldades apontados por professores [Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de São Carlos].

Dias, A., Almeida, C., & Abar, C. (2021). Estado de conhecimento sobre a abordagem documental do didático em pesquisas na Língua Portuguesa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1), p. 1-25. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a12

Forner, R., & Malheiros, A. P. S. (2020). Constituição da Práxis Docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema, 34(67), p. 501-521. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a08

Gueudet, G., & Trouche, L. (2008). Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathématiques. Education et Didactique, 2(3), p. 7-33. https://doi.org/10.4000/educationdidactique.342

Igliori, S. B. C. (2021). Pensar recursos para o ensino de matemática na escola básica: um trabalho coletivo de pesquisadores e professores. In S. B. C. Igliori (org.), Compreender o trabalho dos professores brasileiros do ensino básico: uma abordagem pelos recursos (pp. 221-255). Blucher.

Júnior, S. R. N. M, Espíndola, E. B. M, Trgalova, J., & Luberiaga, E. (2018). Abordagem Documental do Didático e o ensino de equação do 1º grau na Educação de Jovens e Adultos-Ensino Médio. Revista Paranaense de Educação Matemática, 7(13), p. 270-294. http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/563

Kaiser, G., & Grünewald, S. (2015). Promotion of Mathematical Modelling Competencies in the context of Modelling Projects. In L. N. Hoe & N. K. E. Dawn (org.), Mathematical Modelling: from Theory to Practice (pp. 21-39). World Scientific Publishing.

LESH, R., HOOVER, M., HOLE, B., KELLY, A., & POST, T. (2000). Principles for Developing Thought-Revealing Activities for Students and Teachers. In: A. E. KELLY, R. A. LESH (Eds.). Handbook of Research Design in Mathematics and Science Education (pp. 591-646). Routledge.

Mason, J. H. (1984). Modelling: What do we really want students to learn? In J. S. Berry, D. H. Burghes, I. D. Huntley, D. J. G. James & A. O. Moscardini (Eds.), Teaching and Applying Mathematical Modelling (pp. 215–234). Chichester, UK: Horwood.

Mendonça, L. O., & Lopes, C. E. (2015). Planejamento de atividades de modelagem matemática: um caminho possível. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 6(1), p. 1-24, 2015. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2262

Neto, A. L. X., & Silva, M. J. F. (2018). Abordagem Documental: Esquemas de uso no trabalho coletivo de professores para o ensino de Sequências Numéricas. Ensino da Matemática em Debate, 5(3), p. 438-452. https://orcid.org/0000-0002-1249-8091

Neto, A. L. X., & Silva, M. J. F. (2017). Panorama atual das pesquisas realizadas sobre abordagem documental. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, 6(2), p. 5-17. https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/35416

Neto, A. L. X., Silva, M. J. F., & Trouche, L (2019). A construção de atividades para o ensino de sequencias numéricas: Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21(5), p. 300-314. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p300-314

Oliveira, A. M. P. (2010). Modelagem Matemática e as tensões nos discursos dos professores [Tese de doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física].

Pepin, B., Gueudet, G., & Trouche, L. (2017). Refining teacher design capacity: Mathematics teachers’ interactions with digital curriculum resources, ZDM Mathematics Education, 49(5), p. 799-812. http://dx.doi.org/10.1007/s11858-017-0870-8

Pinto, T. F., & Araújo, J. (2021). Um estudo sobre planos de atividades de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(2), p. 1-25. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a09

Pires, M. N. M., Silva, K. A. P., & Gomes, J. C. S. P. (2021). Formação de professoras dos anos iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus Journal of Education, 9(2), p. 154-180. https://doi.org/ 0.25749/sis.21788

Silva, L. A., & Oliveira, A. M. P. (2014). Quando a escolha do tema em atividades de modelagem matemática provém do professor: o que está em jogo?. Acta Scientiae, 17(1). http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/1028

Skovsmose, O. (2000). Cenários para Investigação. Bolema, 13(14), p. 66-91.

Spink, M. J. (2013). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.

Stillman, G. (2015). Problem Finding and Problem Posing for Mathematical Modelling. In L. N. Hoe & N. K. E. Dawn (org.), Mathematical Modelling: from Theory to Practice (pp. 41-56). World Scientific Publishing.

Trouche, L., Gueudet, G., & Pepin, B. (2018). Documentational approach to didactics. In S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education. N.Y.: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77487-9_100011-1

Wang, C. (2018). Mathematics teachers’ expertise in resources work and its development in collectives. A French and a Chinese cases. In L. Fan, L. Trouche, S. Rezat, C. Qi, & J. Visnovska (Eds.). Research on mathematics textbooks and teachers’ resources: advances and issues. Springer, Cham, 2018, p. 193–213.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

PESSOA DA SILVA, K. A.; TORTOLA, E.; KOGA, M. A.; KOGA, M. F. Abordagem Documental do Didático no planejamento e na implementação de uma atividade de modelagem matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 33–69, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p33-69. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS