Abordagem Documental do Didático no planejamento e na implementação de uma atividade de modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p33-69

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Modelagem Matemática, Formação de Professores, Tratamento de Informação, 7º ano do Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo investigamos como se dá o planejamento e a implementação de uma atividade de modelagem matemática que contempla tratamento da informação, pautados na Abordagem Documental do Didático. A atividade analisada foi planejada por professores em formação continuada no âmbito de uma disciplina de Modelagem Matemática do Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A implementação da atividade ocorreu em quatro aulas com uma turma de 7º ano do ensino fundamental por uma dupla de professores. Os dados que subsidiaram as nossas análises são oriundos de gravações em áudio e vídeo do planejamento e da implementação da atividade, do registro do plano de aula, dos relatórios entregues pelos alunos do 7º ano e de um questionário sobre a atividade. Por meio de análise qualitativa subsidiada na Abordagem Documental do Didático e de Árvores de Associação de Ideias evidenciamos que o plano estruturado inicialmente pela dupla foi reelaborado considerando sugestões de outros professores em formação continuada anteriores à implementação das aulas, alterações necessárias durante as aulas e sugestões posteriores às aulas com os relatos da dupla em roda de conversa da disciplina.

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Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática - Educação Matemática

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior Classe Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo.

Mariane Alves Koga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina.

Michael Felipe Koga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS