Trajetórias de pesquisas com professores da escola básica analisadas pelo olhar da gênese documental
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p120-150Palavras-chave:
Enfoque Documental de la Didáctica, Trayectorias de Investigación, Génesis DocumentalResumo
Com suporte na gênese documental (GD), esse artigo apresenta trajetórias de duas teses de doutorado em desenvolvimento no contexto da educação matemática e tecnologias e na formação de professores da escola básica, com alguns resultados parciais. A Abordagem Documental do Didático (ADD) no contexto da GD objetiva a compreensão do desenvolvimento profissional de professores por meio do estudo de suas interações com os recursos, uma variedade de artefatos, e seus usos para o desenvolvimento de sua prática. Devido à pandemia do Covid- 19, ambos estudos, com início em 2020, foram desenvolvidos de modo remoto por meio das plataformas Teams e Google Meet, além do WhatsApp, permitindo a interação entre os professores participantes e pesquisadores, o que possibilitou o acompanhamento da construção de documentos e análise dos esquemas por eles mobilizados, como preconiza a GD. Nas pesquisas aqui apresentadas, houve o envolvimento ativo dos professores reconhecendo a importância da prática docente para obtenção de um documento. Na trajetória da primeira pesquisa apresentamos a análise de uma atividade em um contexto de trabalho remoto e colaborativo de duas professoras no contexto do tema de Juros Compostos. No segundo estudo apresentamos uma análise da trajetória documental de um professor de química e sua atuação realizada on-line devido às restrições impostas pelo Covid-19. Nesses estudos a trajetória documental do professor é marcada por adaptações no sentido de acompanhar os avanços tecnológicos e o uso da internet aliada ao processo de ensino e aprendizagem.
Metrics
Referências
Adler, J. (2000). Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, 3, pp. 205–224.
Bellemain, F. &Trouche, L. (2019). Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, 9(1), 105-144.
Bandura, A. (1997). Self-efficacy: The exercise of control. New York: Freeman.
Gueudet, G. & Trouche, L. (2009). Towards new documentation systems for mathematics teachers?. Educational Studies in Mathematics, 71(3), 199 - 218.
Gueudet, G. & Trouche, L. (2012). Teachers' Work with Resources: Documentational Geneses and Professional Geneses. In: Gueudet, G; Pepin, B. & Trouche, L. From Text to 'Lived' Resources: Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. Dordrecht: Springer Netherlands. pp.23-41. (Mathematics Teacher Education). http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-007-1966-8_2.
Guimarães, V. F. & Abbad, G. S. (2015). Autoeficácia no uso do computador em situações de aprendizagem: uma análise da literatura internacional. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 15(2), 170-187.
Iaochite, R. T.; Costa filho, R. A.; Matos, M. M. & Sachimbombo, K. M. C. (2016). Autoeficácia no campo educacional: revisão das publicações em periódicos brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, SP, 20(1), 45-54.
Machado Jr., S. R. N.; Espíndola, E. B. M.; Trgalova, J. & Luberiaga, E. (2018). Abordagem documental do didático e o ensino de Equação do 1º grau na Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio. RPEM, Campo Mourão, PR, 7(1)3, 270-294.
Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin.
Rocha, K. M. (2019). Une étude des effets du travail documentaire et collectif sur le développement professionnel des enseignants de mathématiques: apport des concepts d’expérience et de trajectoire documentaires. [Tese (Doutorado) – Curso de Didactique des Mathématiques, Ecole Normale Supérieure de Lyon]. https://tel.archives-ouvertes.fr/ tel-02399664/document.
Rocha, K. M. (2021). O Aporte do Conceito de Trajetória Documental para Análise do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. In: Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos. São Paulo: Blucher, (pp. 41-64). DOI 10.5151/9786555500813-02. https://docplayer.com.br/214202325-O-aporte-do-conceito-de-trajetoria-documental-para-analise-do-desenvolvimento-profissional-de-professores-de-matematica.html
Trouche, L., Gueudet, G. & Pepin, B. (2020). The documentational approach to didactics. The Documentational Approach to Didactics Multilingual project, 2020, DAD-MULTILINGUAL/, ⟨10.1007/978-3-319-77487-9_100011-1⟩. ⟨hal-02494035v2⟩
Trouche, L. & Gueudet, G. (2015). Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 6(3), 1-43.
Vergnaud, G. (2009). The theory of conceptual fields. Human development, 52(2),83-94.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).