Apropriação por professores de Matemática de jogos sobre Equação do 1º grau propostos em livros didáticos

Autores

  • Felipe Alexandre de Lima Lira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jana Trgalová Université Claude Bernard Lyon 1

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p151-184

Palavras-chave:

Modelo de apropriação de um novo recurso, Jogos matemáticos, Equação do 1º grau

Resumo

Apresentamos o recorte de um estudo em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), sobre apropriação de jogos por professores de matemática para o ensino da equação do 1º grau, propostos em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático. Tomamos como referência o modelo de apropriação de um novo recurso, estruturado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Esse estudo foi desenvolvido com uma professora de matemática dos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal do Recife na perspectiva da metodologia reflexiva, tecida na abordagem documental do didático. No presente trabalho, limitamo-nos a analisar as fases de pré-apropriação e apropriação original do jogo das equações equivalentes, escolhido pela professora, entre outros por ela analisados. Sobre os resultados, destacamos a influência do conhecimento matemático para o ensino no processo de instrumentalização desse jogo e os diferentes tipos de orquestrações instrumentais previstas e efetivamente implementadas para a sua utilização em sala de aula. 

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Biografia do Autor

Felipe Alexandre de Lima Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Departamento de Educação. Área Métodos e Técnicas. Atuação no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) e PROFMAT.

Jana Trgalová, Université Claude Bernard Lyon 1

Docteure en Didactique des Mathématique. Maître de conférences, didactique des mathématiques et TICE. S2HEP - Université Claude Bernard Lyon 1.

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS