Apropriação por professores de Matemática de jogos sobre Equação do 1º grau propostos em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p151-184Palavras-chave:
Modelo de apropriação de um novo recurso, Jogos matemáticos, Equação do 1º grauResumo
Apresentamos o recorte de um estudo em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), sobre apropriação de jogos por professores de matemática para o ensino da equação do 1º grau, propostos em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático. Tomamos como referência o modelo de apropriação de um novo recurso, estruturado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Esse estudo foi desenvolvido com uma professora de matemática dos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal do Recife na perspectiva da metodologia reflexiva, tecida na abordagem documental do didático. No presente trabalho, limitamo-nos a analisar as fases de pré-apropriação e apropriação original do jogo das equações equivalentes, escolhido pela professora, entre outros por ela analisados. Sobre os resultados, destacamos a influência do conhecimento matemático para o ensino no processo de instrumentalização desse jogo e os diferentes tipos de orquestrações instrumentais previstas e efetivamente implementadas para a sua utilização em sala de aula.
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