Children creating ways to represent changing situations: on the development of homogeneous spaces.
Palavras-chave:
Situações, variações no tempo, gráfico, espaços homogêneo, heterogêneo, híbrido.Resumo
Este artigo investiga crianças criando representações para situações que mudam com o tempo. Articulamos a distinção entre espaços homogêneos e heterogêneos e refletimos sobre a tendência que as crianças têm de criar espaços híbridos entre os mesmos. Usando exemplos de sala de aula e de entrevistas, discutimos duas famílias de tarefas que parecem facilitar o desenvolvimento de espaços homogêneos: 1) tornar características selecionadas diretamente visíveis, ao invés de serem necessários cálculos e passos intermediários; por exemplo, ser capaz de comparar diretamente diferentes conjuntos de dados combinados em um único gráfico, e 2) explorar componentes imagéticos bem definidos, que podem ser usados para traçar gráficos, tais como segmentos de reta ou seqüenciamento da esquerda para a direita, que são introduzidos como recurso. Abstract This paper focuses on children creating representations on paper for situations that change over time. We articulate the distinction between homogeneous and heterogeneous spaces and reflect on children’s tendency to create hybrids between them. Through classroom and interview examples we discuss two families of tasks that seem to facilitate children’s development of homogeneous spaces: 1) making selected features directly visible, instead of requiring intermediate steps and calculations; for example, to be able to directly compare different sets of data combined in a single graph, and 2) exploring well-defined figural components that can be used in graphing, such as line segments or sequencing from left to right, that are introduced as a resource. Key-words: Situations; change over time; graph; hybrids; heterogeneous; homogeneous spaces.Downloads
Como Citar
Nemirovsky, R., & Tierney, C. (2023). Children creating ways to represent changing situations: on the development of homogeneous spaces. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4679
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).