Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena<br>Comparison between Brousseau's Theory of Didactic Situations and Mathematics in the Context of Camarena Sciences

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p151-161

Palavras-chave:

Articulação de teorias. Comparação/Contraste. Teoria das Situações Didáticas. Matemática no Contexto das Ciências.

Resumo

Apresentamos neste artigo uma primeira articulação entre duas abordagens teóricas da Didática da Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Matemática no Contexto das Ciências (MCC), com o objetivo de compará-las e contrastá-las. Detivemo-nos nos princípios gerais de tais referenciais, no planejamento de situações de aprendizagem e em aspectos do trabalho em sala de aula envolvendo o docente e o discente. Como uma convergência entre as duas teorias podemos citar a análise das interações entre os diferentes atores presentes no sistema educativo (aluno, conteúdo e professor). Ambas têm por base ideias construtivistas, no sentido de Piaget, sendo que a MCC foi inicialmente idealizada para o ensino superior, enquanto a TSD pode ser empregada para qualquer nível de ensino. Como principal ferramenta de trabalho em classe, na MCC temos os eventos contextualizados, construídos a partir de aplicações da Matemática em diferentes áreas do conhecimento. Na TSD trabalha-se com situações adidáticas, que são planejadas a partir de situações fundamentais relativas a um conceito matemático. Nas teorias em foco, parte-se do pressuposto de que o aluno deve construir seu próprio conhecimento e, para tal, o professor assume o papel de mediador. Ambas contemplam etapas de contextualização e de descontextualização do saber.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP, Brasil

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP, Brasil

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP, Brasil

Eloiza Gomes, Instituto Mauá de Tecnologia - IMT, Brasil

Instituto Mauá de Tecnologia - IMT, Brasil

Referências

ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

CAMARENA, P. Metodología curricular para las ciencias básicas en ingeniería. Innovación Educativa, vol. 2, n. 10 e n. 11, pp. 22-28 e 4-12, 2002.

______. Constructos Teóricos de la Metodología Dipcing en el Área de la Matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE INGENIERÍA ELECTROMECÁNICA Y DE SISTEMAS, 3, 2004, Ciudad de México. Memorias.... Ciudad de México, 2004. p.1-7.

______. Aportaciones de Investigación al Aprendizaje y Enseñanza de la Matemática en Ingeniería, 2010. Disponível em: <http://www.ai.org.mx/ai/archivos/ingresos/camarenagallardo/dra._patricia_camarena_gallardo.pdf> . Acesso em 04 de junho de 2018.

______. A treinta años de la teoría educativa “Matemática en el Contexto de las Ciencias”. Innovación Educativa, México, v. 13, n. 62, p. 17-44, maio/ago. 2013.

______. Didáctica de la matemática en contexto. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 1-26, maio/ago. 2017.

FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In. Educação Matemática: uma (nova) introdução. Org. MACHADO, S. D. A. Editora EDUC, São Paulo, 2010.

POMMER, W. M. A teoria das situações didáticas e a dialética ferramenta-objeto: um quadro comparativo. In: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE NOVA ANDRADINA, 2013, Nova Andradina - MS. Anais… Nova Andradina - MS, 2013. p.1-13.

PREDIGER, S., BIKNER-AHSBAHS, A., ARZARELLO, F. Networking strategies and methods for connecting theoretical approaches: First steps towards a conceptual framework.

ZDM Mathematics Education, Dordrecht, v.40, n.2, p.165–178, 2008.

LIMA, G. L. de; BIANCHINI, B. L.; GOMES, E. Dipcing: uma metodologia para o planejamento ou redirecionamento de programas de ensino de matemática em cursos de engenharia. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA – COBENGE, 2016, Natal – RN, Anais... Natal - RN, 2016. p. 1 - 10.

______. Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais. Educação Matemática e Debate, Montes Claros - MG, v.2, n.4, jan/abr. 2018.

RADFORD, L. Connecting Theories in Mathematics Education: Challenges and possibilities. ZDM Mathematics Education, Dordrecht, v.40, n.2, p.317-327, 2008.

______. Mathematics education theories: The question of their growth, connectivity, and affinity. La matematica e la sua didattica, Bologna, v. 25, n.2, p.217–228, 2017.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

LOUREIRO DE LIMA, G.; LUTAIF BIANCHINI, B.; GOMES, E. Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena&lt;br&gt;Comparison between Brousseau’s Theory of Didactic Situations and Mathematics in the Context of Camarena Sciences. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p151-161. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45518. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.