Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena<br>Comparison between Brousseau's Theory of Didactic Situations and Mathematics in the Context of Camarena Sciences
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p151-161Palavras-chave:
Articulação de teorias. Comparação/Contraste. Teoria das Situações Didáticas. Matemática no Contexto das Ciências.Resumo
Apresentamos neste artigo uma primeira articulação entre duas abordagens teóricas da Didática da Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Matemática no Contexto das Ciências (MCC), com o objetivo de compará-las e contrastá-las. Detivemo-nos nos princípios gerais de tais referenciais, no planejamento de situações de aprendizagem e em aspectos do trabalho em sala de aula envolvendo o docente e o discente. Como uma convergência entre as duas teorias podemos citar a análise das interações entre os diferentes atores presentes no sistema educativo (aluno, conteúdo e professor). Ambas têm por base ideias construtivistas, no sentido de Piaget, sendo que a MCC foi inicialmente idealizada para o ensino superior, enquanto a TSD pode ser empregada para qualquer nível de ensino. Como principal ferramenta de trabalho em classe, na MCC temos os eventos contextualizados, construídos a partir de aplicações da Matemática em diferentes áreas do conhecimento. Na TSD trabalha-se com situações adidáticas, que são planejadas a partir de situações fundamentais relativas a um conceito matemático. Nas teorias em foco, parte-se do pressuposto de que o aluno deve construir seu próprio conhecimento e, para tal, o professor assume o papel de mediador. Ambas contemplam etapas de contextualização e de descontextualização do saber.
Metrics
Referências
ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
CAMARENA, P. Metodología curricular para las ciencias básicas en ingeniería. Innovación Educativa, vol. 2, n. 10 e n. 11, pp. 22-28 e 4-12, 2002.
______. Constructos Teóricos de la Metodología Dipcing en el Área de la Matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE INGENIERÍA ELECTROMECÁNICA Y DE SISTEMAS, 3, 2004, Ciudad de México. Memorias.... Ciudad de México, 2004. p.1-7.
______. Aportaciones de Investigación al Aprendizaje y Enseñanza de la Matemática en Ingeniería, 2010. Disponível em: <http://www.ai.org.mx/ai/archivos/ingresos/camarenagallardo/dra._patricia_camarena_gallardo.pdf> . Acesso em 04 de junho de 2018.
______. A treinta años de la teoría educativa “Matemática en el Contexto de las Ciencias”. Innovación Educativa, México, v. 13, n. 62, p. 17-44, maio/ago. 2013.
______. Didáctica de la matemática en contexto. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 1-26, maio/ago. 2017.
FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In. Educação Matemática: uma (nova) introdução. Org. MACHADO, S. D. A. Editora EDUC, São Paulo, 2010.
POMMER, W. M. A teoria das situações didáticas e a dialética ferramenta-objeto: um quadro comparativo. In: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE NOVA ANDRADINA, 2013, Nova Andradina - MS. Anais… Nova Andradina - MS, 2013. p.1-13.
PREDIGER, S., BIKNER-AHSBAHS, A., ARZARELLO, F. Networking strategies and methods for connecting theoretical approaches: First steps towards a conceptual framework.
ZDM Mathematics Education, Dordrecht, v.40, n.2, p.165–178, 2008.
LIMA, G. L. de; BIANCHINI, B. L.; GOMES, E. Dipcing: uma metodologia para o planejamento ou redirecionamento de programas de ensino de matemática em cursos de engenharia. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA – COBENGE, 2016, Natal – RN, Anais... Natal - RN, 2016. p. 1 - 10.
______. Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais. Educação Matemática e Debate, Montes Claros - MG, v.2, n.4, jan/abr. 2018.
RADFORD, L. Connecting Theories in Mathematics Education: Challenges and possibilities. ZDM Mathematics Education, Dordrecht, v.40, n.2, p.317-327, 2008.
______. Mathematics education theories: The question of their growth, connectivity, and affinity. La matematica e la sua didattica, Bologna, v. 25, n.2, p.217–228, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).