Atividades lúdicas como um caminho didático apropriado para introduzir conceitos associados ao número primo
Palavras-chave:
atividades lúdicas, números primos, teoria dos campos conceituais.Resumo
Este texto objetiva apresentar e discutir as estratégias empregadas por 22 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, ao participar de uma intervenção de ensino baseada em atividades lúdicas para a introdução do conceito associados aos números primos. Trata-se de um estudo analítico, desenvolvido a partir das ideias teóricas de Vergnaud. A análise permitiu reconhecer que as atividades propostos na intervenção, bem como as representações favorecidas, criaram condições para que os alunos se apropriassem de esquemas referentes os conceitos de múltiplo, divisor, compostos e, onde desejávamos chegar, números primos.
Abstract
This paper aims to present and discuss the strategies employed by 22 6th grade students from a private school cited in the west zone of the Rio de Janeiro city, whio took part in an intervention teaching involving games, that aimed to introduce concepts related to prime number. It is an analytical study, developed under the Vergnaud’s theoretical ideas. The analysis allowed to recognize that situations and games offered in the intervention, as well as representations, offered conditions for students to appropriated of those schema related to the concepts of multiple, divisor, composed numbers and, where we wanted to reach, prime numbers
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).