Atividades lúdicas como um caminho didático apropriado para introduzir conceitos associados ao número primo

Gabriela Santos Barbosa, Sandra Maria Pinto Magina

Resumo


Este texto objetiva apresentar e discutir as estratégias empregadas por 22 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, ao participar de uma intervenção de ensino baseada em atividades lúdicas para a introdução do conceito associados aos números primos. Trata-se de um estudo analítico, desenvolvido a partir das ideias teóricas de Vergnaud. A análise permitiu reconhecer que as atividades propostos na intervenção, bem como as representações favorecidas, criaram condições para que os alunos se apropriassem de esquemas referentes os conceitos de múltiplo, divisor, compostos e, onde desejávamos chegar, números primos.

Abstract

This paper aims to present and discuss the strategies employed by 22 6th grade  students from a private school cited in the west zone of the Rio de Janeiro city, whio took part in an intervention teaching involving games, that aimed to introduce concepts related to prime number. It is an analytical study, developed under the Vergnaud’s theoretical ideas. The analysis allowed to recognize that situations and games offered in the intervention, as well as representations, offered conditions for students to appropriated of those schema related to the concepts of multiple, divisor, composed numbers and, where we wanted to reach, prime numbers

 


Palavras-chave


atividades lúdicas; números primos; teoria dos campos conceituais.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio