Atividades lúdicas como um caminho didático apropriado para introduzir conceitos associados ao número primo

Autores

  • Gabriela Santos Barbosa UERJ/FEBF
  • Sandra Maria Pinto Magina PUC-SP

Palavras-chave:

atividades lúdicas, números primos, teoria dos campos conceituais.

Resumo

Este texto objetiva apresentar e discutir as estratégias empregadas por 22 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, ao participar de uma intervenção de ensino baseada em atividades lúdicas para a introdução do conceito associados aos números primos. Trata-se de um estudo analítico, desenvolvido a partir das ideias teóricas de Vergnaud. A análise permitiu reconhecer que as atividades propostos na intervenção, bem como as representações favorecidas, criaram condições para que os alunos se apropriassem de esquemas referentes os conceitos de múltiplo, divisor, compostos e, onde desejávamos chegar, números primos.

Abstract

This paper aims to present and discuss the strategies employed by 22 6th grade  students from a private school cited in the west zone of the Rio de Janeiro city, whio took part in an intervention teaching involving games, that aimed to introduce concepts related to prime number. It is an analytical study, developed under the Vergnaud’s theoretical ideas. The analysis allowed to recognize that situations and games offered in the intervention, as well as representations, offered conditions for students to appropriated of those schema related to the concepts of multiple, divisor, composed numbers and, where we wanted to reach, prime numbers

 

Metrics

PDF views
7,765
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026623
|

Biografia do Autor

Gabriela Santos Barbosa, UERJ/FEBF

Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP, professora Adjunto do depto de Matemática da UERJ e da FEBF

Sandra Maria Pinto Magina, PUC-SP

PhD em Educação Matemática pela Universidade de Londres, pós-doutora pela Universidade de Lisboa, professora titular do Depto Matemática, membro do colegiado do Programa Pós-graduado em Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

BARBOSA, G. S.; MAGINA, S. M. P. Atividades lúdicas como um caminho didático apropriado para introduzir conceitos associados ao número primo. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7927. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos