Análise das resoluções corretas e erradas de combinatória de futuros professores de Matemática
Mots-clés :
Análise de Erros, Combinatória,Résumé
RESUMO
Neste artigo discutimos as resoluções de 198 estudantes de quatro universidades baianas relacionadas à análise combinatória. Objetivamos no estudo identificar o que eles compreendiam de conceitos de combinatória, se sabiam diferenciar arranjo e combinação, que estratégias de resoluções empregaram e erros cometeram. Utilizamos trabalhos de análise de erros e taxionomia dos objetivos educacionais como aportes teóricos da pesquisa. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e a análise de dados indicou que os estudantes universitários de 3º e 8º semestres ainda apresentavam dificuldades conceituais e procedimentais com respeito à combinatória.
Palavras chave: Análise combinatória. Análise de erros. Formação inicial do professor de matemática. Ensino superior.
ABSTRACT
In this essay we discussed the resolutions of 198 students from four universities from State of Bahia related to combinatorics. In this study we aimed to identify what the students comprehended from combinatory concepts, if they knew how to differentiate conceptually array from combination, what strategies they employed to solve the questions and the errors made. We used works from error analysis and taxonomy of educational objectives as the theoretical foundations to the research. We developed a qualitative inquiry and the data analysis indicated that the university students from 3rd and 8th semesters still presented conceptual and procedural difficulties with respect to combinatorics.
Keywords: Combinatorics. Errors analysis. Initial mathematics teacher education. University study.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).