Análise de erros em probabilidade: uma pesquisa com professores em formação continuada
Palavras-chave:
análise de erros, probabilidade, professores em formação continuadaResumo
Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com recursos do CNPq, com o objetivo de analisar soluções dadas por professores em formação continuada a questões sobre Álgebra, Análise, Geometria e Probabilidade. Para o relato aqui disponibilizado, analisamos os erros cometidos por 21 professores de Matemática ao resolver uma questão sobre probabilidade. A análise de erros é baseada em procedimentos para análise de conteúdo, sendo apresentadas classes de erros relacionados às definições de probabilidade. Pelos resultados obtidos, concluímos que os professores participantes não sabem resolver uma questão sobre um tópico que, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deveria fazer parte dos conteúdos da Educação Básica.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-01-24
Como Citar
VIALI, L.; CURY, H. N. Análise de erros em probabilidade: uma pesquisa com professores em formação continuada. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2083. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).