A relação professor-materiais curriculares como temática de pesquisa em Educação Matemática <br> The relationship teacher-curricular materials as researched topic in Mathematics Education

Autores

  • Gilberto Januario Universidade Estadual de Montes Claros http://orcid.org/0000-0003-0024-2096
  • Katia Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Lucia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p414-434

Palavras-chave:

Relação professor-materiais curriculares. Agência. Affordance. Currículos de Matemática.

Resumo

Exploramos a relação professor-materiais curriculares como temática de pesquisa, destacando características dos materiais e dos professores trazidos para essa relação, bem como conceitos subjacentes a ela. Trata-se de um estudo bibliográfico, em que se discute a produção sobre essa relação no âmbito da Educação Matemática. A discussão centra-se na concepção de materiais curriculares como ferramentas socioculturais e na relação a partir de recursos trazidos por ambos os agentes, professor e materiais, relacionando os conceitos de affordance e agência. Materiais curriculares, com suas affordances, e professores manifestam suas agências sobre escolhas e decisões em relação à Matemática e seu ensino, e ambos os agentes se influenciam ao oportunizar situações de aprendizagem aos estudantes.

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Biografia do Autor

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil. E-mail: gilberto.januario@unimontes.br

Katia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação Matemática (PUC-SP). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil. E-mail: katialima@ufrb.edu.br

Ana Lucia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. E-mail: analuciamanrique@gmail.com

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

JANUARIO, G.; LIMA, K.; MANRIQUE, A. L. A relação professor-materiais curriculares como temática de pesquisa em Educação Matemática &lt;br&gt; The relationship teacher-curricular materials as researched topic in Mathematics Education. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 414–434, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p414-434. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33697. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática