Pesquisa e desenvolvimento de softwares para o estudo de vigas: propostas de materiais potencialmente significativos.

Kateryne Hamberger Ferreira, Bruno Nunes Myrrha Ribeiro, João Henrique Brandenburger Hoppe, Ana Clara Raymundo de Almeida, Juliana Mendes Dias, Raquel Anterio Crispim Silva

Resumo


Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, o presente trabalho tem como propósito o desenvolvimento de um material potencialmente significativo, apto a reproduzir as reações necessárias para manter em equilíbrio corpos rígidos, além dos diagramas normal, esforço cortante e momento fletor, sendo o instrumento a imagem de uma viga biapoiada. O desenvolvimento do material potencialmente significativo será executado a partir das implementações no ambiente GeoGebra. Trata-se de um software de geometria dinâmica – DGS (Dynamic Geometry System). Os resultados salientam um aplicativo que associa os conceitos teóricos a tecnologia, viabilizando a análise e o estudo da Geometria, bem como tópicos de Mecânica Geral.


Palavras-chave


equilíbrio dos corpos rígidos; GeoGebra; teoria da aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF

Referências


BEER, F.P.; JOHNSTON, R.E.; EISENBERG, E.R. Mecânica Vetorial para Engenheiros. Vol. Estática. 9a edição, São Paulo: MacGraw-Hill. 2012, 626 p.

BORGES NETO, HERMÍNIO. et.al. Manual do GeoGebra. Disponível em:. [S.L]. [200?], Acesso em: 15 Fev. de 2016.

CATANEO, V.I. O uso do software GeoGebra como Ferramenta que pode facilitar o processo Ensino- Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental Séries Finais. Disponível em: http://www.Uniedu.Sed.SC.gov.br/wp-content/.../Vanessa-Isabel-Cataneo.pdf> Acesso em: 18 Fev.2016.

FLÔRES, M. L. P. Metodologia Para Criar Objetivos De Aprendizagem Em Matemática Usando Combinação De Ferramentas De Autoria. UFRGS, Porto Alegre, 2011.

GHIGGI, I. M. F; KOCH, B.C. Explorando o Software GeoGebra. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 31o, 2013, Florianópolis.

GOUVEIA V.R; SILVA S. W. F; BEZERRA G.T.; SILVA R.. O uso do GeoGebra como Ferramenta no Processo de Ensino- Aprendizagem da Matemática. Disponível em: . Acesso em 22 Fev. 2016.

HOHENWARTER, M. GeoGebra Quickstart: Guia rápido de referência sobre o GeoGebra, disponível em: Acesso em: 20/07/2016.

LARA, A. E. (2009). O processo de construção e de uso de um material potencialmente significativo visando à aprendizagem significativa em tópicos de colisões: apresentações de slides e um ambiente virtual de aprendizagem. Brasília-DF: V4(2), pp.61-82.

MIRANDA, D.F; BLAUDARES, J.B. Informatização no ensino de matemática: investindo no ambiente de aprendizagem. Zetetiké, Campinas.

MOREIRA, M. A. (2010). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro.

MOREIRA, M. A. (2012). O que é afinal aprendizagem significativa?1. Porto Alegre-RS: Qurriculum, La Laguna, Espanha.

MOREIRA, M. A; MASINI, E. F. S. (2005). Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro.

NASCIMENTO, E.G.A. Avaliação do Uso do Software GeoGebra no Ensino de Geometria: Reflexão da Prática na Escola.. Disponível em: Acesso em: 18 Fev. de 2016.

RIBEIRO, B. N. M.; CARVALHO, C. V. A. A Proposal of Potentially Meaningful Material for Teaching of Vector Mechanics. Revista Creative Education, Delaware, v. 5, 1929-1935, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.