Pesquisa e desenvolvimento de softwares para o estudo de vigas: propostas de materiais potencialmente significativos.

Autores

  • Kateryne Hamberger Ferreira Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Bruno Nunes Myrrha Ribeiro Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • João Henrique Brandenburger Hoppe Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Ana Clara Raymundo de Almeida Centro Universitário Geraldo Di Biasi
  • Juliana Mendes Dias Centro Universitário Geraldo Di Biasi
  • Raquel Anterio Crispim Silva

Palavras-chave:

equilíbrio dos corpos rígidos, GeoGebra, teoria da aprendizagem significativa

Resumo

Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, o presente trabalho tem como propósito o desenvolvimento de um material potencialmente significativo, apto a reproduzir as reações necessárias para manter em equilíbrio corpos rígidos, além dos diagramas normal, esforço cortante e momento fletor, sendo o instrumento a imagem de uma viga biapoiada. O desenvolvimento do material potencialmente significativo será executado a partir das implementações no ambiente GeoGebra. Trata-se de um software de geometria dinâmica – DGS (Dynamic Geometry System). Os resultados salientam um aplicativo que associa os conceitos teóricos a tecnologia, viabilizando a análise e o estudo da Geometria, bem como tópicos de Mecânica Geral.

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

Ferreira, K. H., Myrrha Ribeiro, B. N., Brandenburger Hoppe, J. H., de Almeida, A. C. R., Dias, J. M., & Crispim Silva, R. A. (2017). Pesquisa e desenvolvimento de softwares para o estudo de vigas: propostas de materiais potencialmente significativos. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 6(1), 52–67. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/29274

Edição

Seção

Artigos