Pesquisa e desenvolvimento de softwares para o estudo de vigas: propostas de materiais potencialmente significativos.
Palavras-chave:
equilíbrio dos corpos rígidos, GeoGebra, teoria da aprendizagem significativaResumo
Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, o presente trabalho tem como propósito o desenvolvimento de um material potencialmente significativo, apto a reproduzir as reações necessárias para manter em equilíbrio corpos rígidos, além dos diagramas normal, esforço cortante e momento fletor, sendo o instrumento a imagem de uma viga biapoiada. O desenvolvimento do material potencialmente significativo será executado a partir das implementações no ambiente GeoGebra. Trata-se de um software de geometria dinâmica – DGS (Dynamic Geometry System). Os resultados salientam um aplicativo que associa os conceitos teóricos a tecnologia, viabilizando a análise e o estudo da Geometria, bem como tópicos de Mecânica Geral.
Downloads
Metrics
Referências
BEER, F.P.; JOHNSTON, R.E.; EISENBERG, E.R. Mecânica Vetorial para Engenheiros. Vol. Estática. 9a edição, São Paulo: MacGraw-Hill. 2012, 626 p.
BORGES NETO, HERMÍNIO. et.al. Manual do GeoGebra. Disponível em:<http://ftp.multimeios.ufc.br/~geomeios/geogebra/manual.htm >. [S.L]. [200?], Acesso em: 15 Fev. de 2016.
CATANEO, V.I. O uso do software GeoGebra como Ferramenta que pode facilitar o processo Ensino- Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental Séries Finais. Disponível em: http://www.Uniedu.Sed.SC.gov.br/wp-content/.../Vanessa-Isabel-Cataneo.pdf> Acesso em: 18 Fev.2016.
FLÔRES, M. L. P. Metodologia Para Criar Objetivos De Aprendizagem Em Matemática Usando Combinação De Ferramentas De Autoria. UFRGS, Porto Alegre, 2011.
GHIGGI, I. M. F; KOCH, B.C. Explorando o Software GeoGebra. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 31o, 2013, Florianópolis.
GOUVEIA V.R; SILVA S. W. F; BEZERRA G.T.; SILVA R.. O uso do GeoGebra como Ferramenta no Processo de Ensino- Aprendizagem da Matemática. Disponível em: <http://enalic2014.com.br/anais/anexos/2630.pdf>. Acesso em 22 Fev. 2016.
HOHENWARTER, M. GeoGebra Quickstart: Guia rápido de referência sobre o GeoGebra, disponível em: Acesso em: 20/07/2016.
LARA, A. E. (2009). O processo de construção e de uso de um material potencialmente significativo visando à aprendizagem significativa em tópicos de colisões: apresentações de slides e um ambiente virtual de aprendizagem. Brasília-DF: V4(2), pp.61-82.
MIRANDA, D.F; BLAUDARES, J.B. Informatização no ensino de matemática: investindo no ambiente de aprendizagem. Zetetiké, Campinas.
MOREIRA, M. A. (2010). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro.
MOREIRA, M. A. (2012). O que é afinal aprendizagem significativa?1. Porto Alegre-RS: Qurriculum, La Laguna, Espanha.
MOREIRA, M. A; MASINI, E. F. S. (2005). Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro.
NASCIMENTO, E.G.A. Avaliação do Uso do Software GeoGebra no Ensino de Geometria: Reflexão da Prática na Escola.. Disponível em: <http://www.geogebra.org.uy/2012/actas/67.pdf> Acesso em: 18 Fev. de 2016.
RIBEIRO, B. N. M.; CARVALHO, C. V. A. A Proposal of Potentially Meaningful Material for Teaching of Vector Mechanics. Revista Creative Education, Delaware, v. 5, 1929-1935, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.