GeoGebra como Software auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p061-0089Palavras-chave:
GeoGebra & STEAM, Função Quadrática, Aprendizagem SignificativaResumo
O presente trabalho pretende analisar o uso do GeoGebra no contexto da Educação STEAM como ferramenta auxiliar ao estudo das Funções Quadráticas, visando fomentar a aprendizagem com compreensão e significativa dos conceitos matemáticos, de forma ativa e interativa. Optou-se por um estudo de caso exploratório, de natureza essencialmente qualitativa. A experiência envolveu uma turma da 9ª classe da Escola Secundária Unidade T3, com 120 alunos. No contexto de utilização do GeoGebra, com condições precárias e desprovidas de tecnologia, verificou-se que as ações inovadoras provocaram uma interação participativa e colaborativa, mostrando um instigante e significativo interesse nos alunos na construção do conhecimento matemático. O GeoGebra levou-nos a ver que é possível melhorar o ensino e a aprendizagem das Funções Quadráticas, aliando a teoria e a prática em diferentes situações da vida real. Assim, o foco deste artigo centra-se na apresentação dos resultados trabalhos desenvolvidos no âmbito da experiência supracitada.
Palavras-chave: GeoGebra & STEAM, Função Quadrática, Aprendizagem Significativa.
Downloads
Metrics
Referências
BITTAR, M. A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplos em matemática. In: BELINE, Willian; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da (Org.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão, PR: Editora de Fecilcam, 2010.
COSTA, M. R. D. S. C., AMÂNCIO, A. G. L. A., BRITO, C. D. S. B., CIPRIANO, J. D. R. C., CLEMENTE, E. T. M. C. C., RORIZ, J. W. R. C. C., ... & SOUZA, W. L. B. S. (2021). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR PÓS PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 3(2), 84-88.
DA SILVA, Ana Paula Freire. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA MARIA DO SOCORRO MAIA, 2021.
DEMO, Pedro. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC, 2008; DOS SANTOS, J. M.; SILVEIRA, A. LAVICZA, Z. Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde. Sensos-e, v. 9, n. 2, 2022, DOI 10.34630.
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161), 1986.
MONTEIRO, CLAUDINO LUÍS TAVARES; DA SILVA, ADELINO GOMES, GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática, 2023.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
[NCTM] National Council of Teachers of Mathematics. Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. 2017. (Obra original em inglês publicada em 2014).
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.
SILVEIRA, A. P. R. O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Aveiro (Portugal).
SILVEIRA, A. P. R. Relatório final de atividades Projeto “GeoGebra & STEAM: Implicações para a melhoria da Educação Matemática em Moçambique”. Pós-doutoramento em Educação Matemática. 2023. inED-ESE. Instituto Politécnico do Porto.
SOUZA, J. A.; CIRILO, E. M.; SILVA, N. D.; RICCI, M. F. C. M. & RODRIGUES, M. F. A importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Mosaico. 2017.
UDZIWI, Revista de Educação da Universidade Pedagógica, Centro de Estudos de Políticas Educativas (CEPE) da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), 2016.
VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10.
YIN, R. K. Estudo de Caso. Planeamento e métodos. 3ª Edição. São Paulo: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.