Desenvolvimento e proposta de material potencialmente significativo para o estudo de equilíbrio de corpos rígidos com o software GeoGebra

Kateryne Hamberger Ferreira, Bruno Myrrha Ribeiro

Resumo


Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e proposta de um material potencialmente significativo baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa, capaz de simular as reações necessárias para manter em equilíbrio corpos rígidos, sendo o objeto um modelo de guindaste. O desenvolvimento computacional consiste na implementação no software Geogebra, com a finalidade de simular, calcular e representar as reações exercidas nos apoios, bem como as forças internas da própria estrutura e as forças externas atuantes. Os resultados caracterizam um aplicativo que alia os conceitos teóricos a tecnologia, possibilitando a exploração e a visualização da dinamicidade que a geometria permite, no processo de construção do conhecimento de tópicos de Mecânica Geral, bem como a interação do usuário com o simulador.


Palavras-chave


Geogebra;Educação Matemática; Equilíbrio de Corpos Rígidos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.