Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II-PUC-SP e Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP

Autores

  • Maria Cecília Bonini Trenche PUC-SP
  • Maria Cristina Gonçálves Vicentin PUC-SP
  • Altair Cadrobbi Pupo PUC-SP

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Setor Público, Currículo, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social.

Resumo

Neste trabalho procurou-se apontar alguns encontros produtivos entre Instituições de Ensino Superior e serviços, a partir da implantação do Pró-Saúde II, realizado pelos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social da PUC-SP em parceria com a Supervisão Técnica Fó/Brasilândia da Coordenadoria Norte da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Procurou-se também apontar os tensionamentos e desafios derivados desse processo. As análises se assentaram em dados construídos a partir de um balanço da trajetória desse fazer compartilhado, tendo como foco a articulação universidade-serviço. A auto-avaliação do projeto apontou para a capilarização e adensamento de compromissos entre universidade e serviços e, consequentemente, para suas possibilidades de influenciar a formação no âmbito da academia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cecília Bonini Trenche, PUC-SP

Fonoaudióloga,  Doutora em História e Filosofia da Educação (PUC-SP) e Professora Titular  do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP

Rua Álvaro Rodrigues, 364, casa 1, Vila Cordeiro, CEP 04582000, São Paulo, SP.

Maria Cristina Gonçálves Vicentin, PUC-SP

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) e Professora Assistente Doutora do
Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da PUC-SP

Rua Herculano, 272 CEP 01257-030,Sumaré, São Paulo-SP

Altair Cadrobbi Pupo, PUC-SP

Fonoaudióloga,  Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP) e Professora Associada do curso de Fonoaudiologia da PUC-SP

Rua Itambé 316, Apto. 41, Higienópolis, São Paulo, SP

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Trenche, M. C. B., Vicentin, M. C. G., & Pupo, A. C. (2014). Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II-PUC-SP e Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19276

Edição

Seção

Comunicações