Extensão universitária: perfil do discente de Fonoaudiologia de uma universidade pública

Autores

  • Thales Roges Vanderlei de Góes Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Michelle Carolina Garcia da Rocha Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Bárbara Patrícia da Silva Lima Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Vanessa Fernandes de Almeida Porto Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-429-439

Palavras-chave:

Ensino, Fonoaudiologia, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Objetivo: este estudo objetivou caracterizar o perfil dos discentes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública em relação à Extensão Universitária. Método: trata-se de estudo transversal predominantemente descritivo com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi composta por todos os discentes regularmente matriculados no curso de Fonoaudiologia, excluindo-se o autor principal deste trabalho, totalizando 110 sujeitos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado confeccionado pelos autores, contendo perguntas a respeito das práticas extensionistas. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva com frequência absoluta e relativa, sendo representadas em tabelas e gráficos com auxílio do software Excel 2010 (Microsoft Corporation). Resultados: participação em congressos foi a ação extensionista mais praticada por alunos do curso de Fonoaudiologia da universidade pública pesquisada, seguido pelos cursos. Os programas e projetos foram as categorias de extensão com menor participação dos entrevistados. Dentre as dificuldades relatadas para participar das ações de extensão entre os discentes estão a ausência de interesse ou motivação, formas de divulgação, indisponibilidade de horários, normas para a seleção de bolsistas e o custeio das inscrições dos eventos. Conclusão: os resultados mostraram que a interação discente-docente-comunidade está aquém das necessidades da formação do aluno. As considerações apresentadas neste estudo apontam para a retomada da discussão sobre a importância da Extensão Universitária na formação do fonoaudiólogo, como instrumento de conhecimento entre a universidade e a sociedade.

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Biografia do Autor

Thales Roges Vanderlei de Góes, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas

Especialista em motricidade orofacial com ênfase em fonoaudiologia hospitalar e disfagia pela faculdade Redentor -Recife

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Góes, T. R. V. de, Rocha, M. C. G. da, Lima, B. P. da S., & Porto, V. F. de A. (2018). Extensão universitária: perfil do discente de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 429–439. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-429-439

Edição

Seção

Artigos