Equação Polinomial do Primeiro Grau: Uma Análise Praxeológica em Três Livros didáticos do 7º do Ensino Fundamental<br>Polynomial Equation of the First Degree: a Praxeological Analysis in Three Textbooks of the 7th Elementary School
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p1-20Palavras-chave:
Livro Didático de Matemática, Equação do Primeiro Grau, Teoria Antropológica do Didática.Resumo
Esse artigo apresenta os resultados de parte uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar comparativamente as praxeologias matemáticas e didáticas sobre o conceito de equações polinomiais do primeiro grau em três livros didáticos. A realização deste estudo está fundamentada na ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que as praxeologias nesses três livros não esclarecem as diferenças existentes entre os subtipos de tarefas trabalhadas, bem como as potencialidades das técnicas organizadas ou sistematizadas.
This article presents the results of part of a doctoral research whose objective was to analyze comparatively the mathematical and didactic praxeologies on the concept of polynomial equations of the first degree in three didactic collections. This study is based on the view of the Anthropological Theory of Teaching (ATD). The methodology was a qualitative approach. The results indicate that the praxeologies in these three books do not clarify the differences between the subtypes of tasks worked, as well as the potentialities of organized or systematized techniques.
Metrics
Referências
ARAUJO, A. J. de, O ensino de Álgebra no Brasil e na França: um estudo sobre o ensino de equações do 1° grau à luz da teoria antropológica do didático. Tese de doutorado, UFPE, 2009.
ANDRINI, A. Praticando Matemática, 7 / Álvaro Andrini e Maria José Vasconcelos. 3ª Ed. Renovada- São Paulo: Editora do Brasil, 2012 (Coleção Praticando Matemática)
BARBOSA, E. J.T, Praxeologia do professor: análise comparativa com os documentos oficiais e do livro didático no ensino de equações polinomiais do primeiro grau. Tese de doutorado, UFRPE. 2017.
CHEVALLARD, Y. Le passage de l'arithmétique à l'algébrique dans l'enseignement des mathématiques au collège: l'évolution de la transposition didactique. In : Petit X n° 5, IREM, Grenoble, 1984.
___________Dimension ibstrumentale, dimension sémiotique de l’activité mathématique.Séminaire de didactique des mathématiques et de L’informatique de Grenoble. LSD2, IMAG, Université J. Fourier, Grenoble. (1991)
___________. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Actes de l’U.E. de la Rochelle, 1998.
________________. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L´approche antropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Vol 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.
FONSECA, C. (2004), Discontinuidades matemáticas y didácticas entre la Enseñaza Secundaria y la Enseñaza Universitaria. Tesis Doctoral.Departamento de Matemática Aplicada I. Universidad de Vigo.
GALVEZ, G.. A Didática da Matemática / In. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas Cecília Parra, Irma Saiz...[et. al.]; trad. Juan Acuña Liorens. Porto Alegre: Arte Medicas, 1996.
IMENES, L. M. Matemática. Imenes & Lellis. Obra em 4 v. para alunos de 6° ao 9° ano. São Paulo: Moderna, 1ª ed. 2010.
KAPUT, J. (2005) Teaching and learning a new algebra with understanding. Documento retirado de http://www.simcalc.umassd.edu/downloads/KaputAlgUnd.pdf em 22 de Janeiro de 2014.
KIERAN, C. The learning and teaching of algebra. Montreal: Université du Québec à Montréal, 1992.
_________. Learning and teaching Algebra at the middle school through college levels: Building meaning for symbols and their manipulation. In F.K. Lester, Jr., (Ed.), Second Handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 707-762). Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2007.
NAME, M. A. Tempo de Matemática, 7: ensino fundamental, 2 ed.- São Paulo: Editora do Brasil, 2010
NCTM (2007). Princípios e normas para a Matemática escolar. Lisboa: APM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).