A construção de atividades para o ensino de sequencias numéricas: Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático<br>The construction of activities for the teaching of numerical sequences: An analysis by the lens of the Didactic Documentary Approach
DOI:
https://doi.org/10.23925/11983-3156.2019v21i5p300-314Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático. Trabalho coletivo. Sistema de Recursos. Sequencias numéricas.Resumo
O presente estudo é fruto de resultados preliminares obtidos em uma formação continuada com professores da educação básica do estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa é analisar a construção de um conjunto de atividades para introduzir o tema sequencias numéricas para alunos do 1o Ano do Ensino Médio sob a lente da Abordagem Documental do Didático. A metodologia utilizada foi a investigação reflexiva. Os primeiros resultados do estudo, permitiram compreender, por meio do fenômeno da Gênese Documental em um ambiente coletivo, a relação existente entre o sistema de recursos do professor e a construção de documentos.
Metrics
Referências
BELLEMAIN, F.; TROUCHE, L.. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. I Simpósio Latino Americano de Didática de Matemática. https://drive.google.com/file/d/0B6OphkgfrkD3eGRlSW1iVHg3YjQ/view
Bonito. Brasil. 2016.
BRASIL. PCN+. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação e Cultura. 2000.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L.. Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathématiques. Education et didactique, 2 (3), 7 -33. 2008.
____. Towards new documentation system for mathematics teachers?. Educational Studies in Mathematics, 71 (3), pp. 199-218. 2008.
____. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. Em teia, 6 (3) Tradução de Katiane de Moraes., https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243, 2015.
____. Teachers’ work with Resources: Documentational Geneses and Professional Geneses. In: From text to ‘Lived’ Resources: Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. Editors: Gueudet G., Pepin B., Trouche L.. pp. 23-41. 2012.
MESSAOUI, A. Les Pratiques informationnelles individuelles et collectives des enseignants d’un collège rural. Spirale – Revue de Recherches en Éducation, Supp. E. 57, pp. 55-82. https://www.persee.fr/doc/spira_2118-724x_2016_sup_57_1_1746. 2016.
____. The Complex Process of Classifying Resources, an Essential Component of Documentation Expertise. Proceedings of the Re(s) sources 2018 International Conference, Editors: Gitirana V., Miyakawa T., Soury-Lavergne, S., Trouche, L..pp. 83-88. Lyon. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01764563v3/document, 2018.
MIYAKAWA, T., WINSLOW, C.. Paradidactic infrastructure for sharing and documenting mathematics teacher knowledge: a case study of “practice research” in Japan. Journal of Mathematics Teacher Education. https://doi.org/10.1007/s10857-017-9394-y. 2017.
RABARDEL, P. Les hommes et les Technologies. Une approche cognitive des instruments contemporains. Paris, Armand Colin Éditeur. 1995.
____. Los Hombres y las Tecnologías: visión cognitiva de los instrumentos cognitivos. Tradución de Martin Acosta Gempeler. Universidad Industrial de Santander. Escuela de Matemáticas. Colômbia. 2011.
REMILLARD, J. Modes d’engagement : Comprendre les transactions des professeurs avec les ressources curriculaires en Mathématiques. Ressources vives : Le travail documentaire des professeurs en Mathématiques. Editors: Gueudet G., Trouche L.. pp. 145 – 155. 2012.
ROCHA, K. M., WANG, C., TROUCHE, L... Documentation Expertise and Its Development with Documentation Experience in Collectives: A French Case of Collective Lesson Preparation on Algorithmic. Proceedings of the 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, Editors: Aldon, G., Trgalova, T.. pp. 285-292. Lyon. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01632970/document. 2017.
VERGNAUD, G.. La teoria de los campos conceptuales. CNRS y Université René Descartes. Reserches en Didáctique des Mathématiques, Vol. 10, pp. 133-170. Traducción de Juan D. Godino. 1990.
XAVIER NETO, A. L.; SILVA, M.J.F.. Panorama atual das pesquisas sobre a Abordagem Documental. Revista de Produção Discente de Educação Matemática. PUC-SP. v.6, n.2, pp. 5-17. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).