Uma análise da produção acadêmica a respeito da gênese documental entre 2012 e 2020.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p339-361

Palavras-chave:

Gênese documental, Recursos, Esquemas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo organizar e analisar pesquisas a respeito da gênese documental como recorte do capítulo da revisão bibliográfica da tese do primeiro autor no sentido de oferecer uma contribuição aos pesquisadores interessados no tema. Optamos por selecionar investigações publicadas em portais eletrônicos de periódicos, teses e dissertações com bases de dados provenientes do Brasil e do exterior, organizando-os pelas categorias de análise ‘reformas curriculares’, ‘formação de professores’ e ‘práticas pedagógicas’ para evidenciar os contornos do processo de gênese documental. Concluímos que a análise desse processo, realizada nos trabalhos selecionados, evidenciou a necessidade de um longo tempo de observação para a compreensão da gênese documental e a identificação de esquemas de uso, além de inferências quanto ao desenvolvimento profissional dos professores.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

NETO, A. L. X.; FERREIRA DA SILVA, M. J.; TROUCHE, L. Uma análise da produção acadêmica a respeito da gênese documental entre 2012 e 2020. . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 339–361, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p339-361. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56589. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS